Eu pesava 120 kg no começo de 2015. Depois da morte do meu pai, resolvi me cuidar e aprendi que dieta é a pior coisa que inventaram para quem quer emagrecer com saúde. Então parti para reeducação alimentar e exércitos físicos.
Hoje, começo de 2017, estou pesando 89 kg. Não deixei de comer e nem de beber absolutamente nada.
O Padawan me chamava às vezes de barrigudo. Não ligava e tal, mas explicava que ele nunca deveria fazer piadas e nem rir da forma física de ninguém. O Fat-Shaming – críticas ofensivas em relação ao peso de alguém – é algo que devemos banir da educação dos nossos filhos. Esse é um caminho perigoso que pode levar ao bullying.
Curto o desenho da Peppa Pig. Tem algumas lições bacanas ali, mas algo que me incomoda é o Fat-Shaming que a Peppa faz com o seu pai. Em quase todos os episódio ela faz piadas com a barriga do seu pai.
O Huffington Post fez um post sobre isso e lista alguns episódios onde ocorre o Fat-Shaming. Em um deles, a Peppa cria uma senha para a sua casa da árvore. Barriga Grande do Papai é a senha e todos caem na risada.
O que eu acho disso tudo? Mesmo ficando incomodado, acho que podemos usar esses episódios para algo bom. Muitas vezes o Fat-Shaming ocorre na escola, no clube e nem ficamos sabendo. Não vivenciamos 100% a vida dos nossos Padawans. Quando ocorre o Fat-Shaming em um desenho, na hora devemos explicar que o que ela fez é errado e explicar aos Jovens Padawans que nunca devemos criticar ou fazer piadas em relação ao peso e a forma das pessoas.
Ou seja, um problema que existe no desenho se tornou uma solução.
O que vocês acham?