Tá rolando no Facebook uma charada que apliquei em 3 pessoas — sendo 2 mulheres — e as respostas foram infelizmente às esperadas. Segue a charada:
“Pai e filho sofrem um acidente terrível de carro. Alguém chama a ambulância, mas o pai não resiste e morre no local. O filho é socorrido e levado ao hospital às pressas. Ao chegar no hospital, a pessoa mais competente do centro cirúrgico vê o menino e diz: ‘Não posso operar esse menino! Ele é meu filho!’ ”
Como isso é possível?
Bem, agora tente responder mentalmente e não comente aqui a resposta, apenas reflita.
Logo após a imagem falo mais sobre isso.
Essa charada foi discutida na Harvard Business e é atordoante que a grande maioria das pessoas ficam pensando como é que o menino pode ser filho da pessoa mais competente do centro cirúrgico se o pai morreu no acidente.
Poucas pessoas associam a mãe como sendo a pessoa mais competente do centro cirúrgico. Infelizmente as mulheres não são usualmente associadas a essas e tantas outras atividades, e sim como a que cuida da casa, dos Padawans etc.
Como pai de um menino e uma menina, o meu dever e educá-los para que esse viés inconsciente em gênero acabe. O Padawan vai entender que não só a sua irmã, como todas as mulheres, são capazes de fazerem coisas maravilhosas tanto quanto ele.
E algumas, certamente, poderão ser melhores que ele.
Ao mostramos que todos os sexos são iguais, pode ser que na gerações dos meus Padawans essa charada seja óbvia. Porém até lá não devemos dar parabéns para as mulheres apenas no dia 8 de março, e sim todos os dias. Dessa forma nos lembraremos que todo os dias é dia de respeitá-las.