Quando minha filha era uma bebê (hoje ela já tem 3 anos), monitoramos o sono dela através de uma babá eletrônica com vídeo (tem post aqui sobre ela). Colocávamos a câmera no final do berço e conseguimos ver e escutar o que ela está aprontando quando dormia.
Na maioria das vezes ao olharmos o monitor ela tinha sumido. A primeira vez que isso ocorreu saí correndo do quarto para checar o que tinha acontecido! A criaturinha se mexeu tanto que saiu do campo de visão da câmera.
Porém ficamos preocupados. Será que é normal crianças se mexerem tanto quando dormem? Não passamos isso com o nosso primeiro filho, então resolvemos perguntar para o pediatra.
Em uma breve conversa sobre o assunto, o pediatra disse que é normal. Os bebês estão ainda se acostumando com o espaço do berço, pois dentro do útero era bem apertado e qualquer movimento eles esbarravam nele.
Ou seja, eles se mexem até encontrem um limite e, assim, se sentem confortáveis e seguros.
O pediatra ainda disse que é importante sim monitorar o sono deles, pois essas mexidas podem ser também motivadas por cólica, fome, frio e calor. Ou seja, algum desconforto. Por isso é importante colocamos roupas apropriadas para a estação, independente se estão cobertas ou não. Se o bebê se mexe muito, ele acabará descoberto e ai sentirá frio.
Imagens via https://www.shutterstock.com