Sexta-feira passada teve um encontro na escola do Padawan entre os pais e os professores. A ideia era mostrar um pouco da rotina escolar dentro da sala de aula. A escola enviou a data desse encontro com antecedência para que os pais se programassem. Porém, alguns dias antes, uma empresa marcou uma reunião bem na hora desse encontro.
Eu ia nesse encontro pois a Fá já tinha compromisso marcado para o dia. E agora eu ficando impossibilitado de ir, só nos restava dar a notícia para o Padawan…
Claro que o moleque ficou arrasado! Ele disse que todos os outros pais iam e ele iria ficar sozinho. Cortou o meu coração, mas não tinha como a Fá e eu desmarcarmos nossos compromissos profissionais.
O Padawan entendeu – ou quase – mas me incomodava demais a carinha dele de tristeza. E continuou com essa carinha até quando chegamos na escola. Nem tchau me deu direito 🙁
Ao ver ele descendo a rampa triste junto com vários outros pais, não tive dúvida. Parei o carro, liguei para a empresa, expliquei a razão e marcaram a reunião para uma hora depois do combinado.
Ao entrar na sala de aula do Padawan, ele estava no colo da professora quase chorando. Quando ele me viu, tentou disfarçar que estava feliz, mas a mudança em seu rosto foi clara! O moleque vibrava por dentro.
Naquele momento percebi que mesmo perdendo um negócio, nada é mais importante do que proporcionar alegria aos nossos Padawans. Eles só precisam de um pouco no nosso tempo para serem felizes.
Olha, confesso que prometi compensar a nossa não ida ao encontro com um passeio ou brinquedo. Ou seja, iria gastar dinheiro para compensar uma ausência. Mas depois de ver a alegria dele no encontro da escola, lembrei de uma frase que nem sei de quem é mais:
Não gaste dinheiro com seus filhos. Gaste o seu tempo! Brinquedos vem e vão. Mas as memórias, ficam para sempre.
É isso. Precisamos gastar mais do nosso tempo com nossos filhos. Não estou dizendo que é para jogar o trabalho para cima e tal, e sim dar prioridade para os nossos Padawans.
No meu caso aqui, em um primeiro momento, dei prioridade ao trabalho sem antes tentar orquestrar outro horário. Eu ia perder e o meu Padawan também. E às vezes até a reunião não seria produtiva, pois eu estaria pensando em meu filho.
Bem, aprendi a lição e espero nunca mais esquecer que SEMPRE meus filhos estarão em primeiro lugar.