Esses dias vi uma postagem no Facebook onde tinham várias fotos de Padawans pintando paredes, móveis, sofás e até mesmo seus irmãozinhos. No texto da postagem estavam julgando que os pais não deram educação e é por isso que eles fazem isso.

Claro que a pessoa em questões não tem Padawans e compara a educação que ele teve – nos anos 70/80 – com a de hoje em dia.

Os pais precisam levar em consideração a necessária evolução no processo de educação. Com avanço do tempo, os conceitos precisam ser modificados. Isto não quer dizer que tenhamos que abandonar conceitos anteriores, mas temos que adotar conceitos novos e adaptar os anteriores de acordo com as necessidades dos dias atuais.

Para a Rosa Iavelberg, especialista em desenho e professora da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (USP) e a psicóloga norte americana Rhoda Kellogg*, quando um Padawan desenha ou escreve na parede, o desenho tende a se tornar mais expressivo do que no papel porque causa a necessidade de uma combinação bem afinada entre a mão, o objeto utilizado (caneta, lápis ou o que for) e os gestos da criança ao desenhar.

Isto acontece por causa da posição horizontal da parede, e faz com que o desenho se torne mais expressivo para a própria criança. Isto é, através do desenho os Padawans expressam o que pensam.

Os pais precisam entender que esses atos de aprontarem ajuda o desenvolvimento dos Padawans e irão ajudar elas a expressarem suas emoções, a serem criativas e terem a percepção do mundo.

Mas como devemos agir? Devemos deixar  os moleques pintarem tudo e aprontarem sempre?

A pedagoga Ana Paula* explica que os Padawans ignoram os limites do papel e cabe aos pais mostrá-los, pois ela ainda não sabe que existe um lugar certo para desenhar. E é por mais estranhos que sejam esses desenhos, devemos valorizá-los pois ainda não existe preocupação estética.

Outra dica é fazer no quarto, na sala ou na cozinha uma parede de lousa. Fizemos isso no quarto do Padawan e foi um sucesso! Até a Youngling, que já tem 1 ano e 5 meses, se diverte desenhando na parede.

Então pais e mães, quando seus filhos aprontarem, converse com eles. Elogie a sua produção e mostre onde se deve pintar ou desenhar. Assim tenho certeza que teremos uma geração que saberá lidar beeeem melhor com os filhos do que essa que temos hoje.

Imagens via https://www.shutterstock.com