No dia 05/07/2011 o Padawan — que tinha apenas 1 ano e 3 meses — teve uma grande vivência: levou uma picada de abelha no dedo. Morava em apartamento e em andar alto, mas sempre entrava abelhas A Nina, ainda filhote, levou duas picadas.

A Fá tinha falado que tinha uma abelha na cozinha e com um pano de prato, a abateu. Ou seja, não tinha perigo dela ir para um local que o Padawan tem acesso.

Eu estava na sala quando escuto o Padawan dar um berro. Pensei: “Ué, ele esta no portalzinho da cozinha e ali não tem como se machucar“. Fui até lá e vi na manga da roupa dele a abelha. Olhei a mão dele e estava lá: o ferrão no dedo. Tirei com cuidado e depois apertei para tirar o veneno.

Fiquei preocupado, pois ele poderia ser alérgico à abelhas e poderia até ser fatal. O peguei no colo e fiquei monitorando algum sinal de alergia. Nada. Tirando o fato do dedo estar bem inchado, fiquei bem tranquilo por ele não ser alérgico à abelhas.

Picada de abelha em criança dedo inchado

Depois que ele se acalmo e a dor passou, comecei a pesquisar o que deve-se fazer em caso de picadas de insetos:

PICADA COMUM

  • Compressas frias, de gelo ou com um pano molhado com água gelada, aliviam a coceira e reduzem o inchaço. 
  • Se surgir alguma bolha no local (coisa que acontece às vezes com picadas de formiga), não a estoure. 
  • Você pode passar pomadas especiais no local para aliviar a dor, a irritação e a coceira. Há cremes que também evitam infecção, no caso de a criança coçar muito a área e criar uma ferida. O ideal é, nas consultas de rotina com o pediatra, já perguntar qual é o creme ideal .
  • Não aplique cremes e pomadas que contenham cânfora em crianças de menos de 2 anos. E nunca use cremes ou pomadas antialérgicas sem indicação médica, porque alguns desses produtos podem desencadear reações locais graves, especialmente quando há exposição ao sol. 
  • Se as picadas estiverem muito inchadas e coçando demais, um anti-histamínico por via oral pode aliviar o desconforto. Mas só dê remédios a que já esteja acostumada e que tenham sido receitados pelo pediatra. 
  • Cuidado, porque certas pomadas para aliviar a coceira podem arder se a pele estiver ferida. 
  • Mantenha as unhas da criança bem curtas para ela não se arranhar muito, e tente evitar que ela coce demais as picadas, mantendo-as cobertas por roupas, por exemplo. 

PICADA DE ABELHA, VESPAS OU MARIMBONDO

  • Veja se consegue enxergar o ferrão e o retire raspando a pele com a sua unha ou com uma superfície reta e dura, como um cartão de banco, por exemplo. 
  • Não use pinça nem aperte a pele da criança com os dedos para expulsar o ferrão, porque pode acabar lançando mais veneno para dentro do organismo da criança. Lave bem a região com água e sabão. 
  • Uma vez retirado o ferrão, trate a picada como qualquer outra. 
  • Se a criança estiver com muita dor, você pode dar um analgésico, como o paracetamol, a que ela esteja acostumada, seguindo a dose determinada pelo pediatra. 

E para a memória do Padawan, a foto da @#!#@#*! da abelha:

Fonte