Nesse semestre cortamos algumas atividades extra-curriculares do Padawan. O moleque tinha uma agenda cheia e ficava ocupado praticamente todos os dias da semana. Só para você ter uma ideia, ele só ficava em casa à tarde na quarta-feira.
Já estamos um mês nesse novo sistema e algo que me surpreendeu (bem, nem tanto e já explico logo abaixo) é que o moleque está mais centrado, mais calmo e com muito mais disciplina. A razão disso Pequenos Gafanhotos é que por causa da rotina do Padawan acabamos dando continuidade a uma síndrome que afeta mais de 80% das pessoas*, a SPC – Síndrome do Pensamento Acelerado.
A Síndrome do Pensamento Acelerado resulta pelo excesso de atividades e de estímulos sociais e isso impede o desenvolvimento das funções da inteligência, como refletir antes de reagir, expor e não impor ideias, exercer a resiliência, a empatia.
As discussões na internet são uma prova que a SPA é uma epidemia. As pessoas querem impor seus pensamentos e nunca refletem suas respostas. Elas estão apenas reagindo a um estímulo e não tem mais nenhum controle sobre ele.
Os sintomas do SPA são:
- Ansiedade excessiva;
- Irritabilidade;
- Flutuação emocional;
- Inquietação;
- Intolerância a contrariedades;
- Déficit de concentração;
- Esquecimento;
- Fadiga excessiva;
- Cansaço ao despertar;
- Dores de cabeça ou musculares;
- Queda de cabelo;
- Sintomas de gastrite
Certeza que você aí deve ter uns 4 ou 5 desses sintomas. E te pergunto? Você quer que o seu Padawan também tenha?
Ao tentarmos fazer a coisa certa acabamos errando. Faz parte de todo o aprendizado, na verdade. Mas colocar a vida dos nossos filhos nesse equação não acho correta. Escola, aula de inglês, judô e até mesmo atividades lúdicas e divertidas demasiadamente são prejudicais aos nossos filhos e filhas. Precisamos entender que o tédio, o não fazer nada é essêncial para terem uma vida plena.
O médico psiquiatra, professor e escritor brasileiro Dr. Augusto Cury dá algumas dicas de como podemos dar o fim à Síndrome do Pensamento Acelerado:
- Evite o excesso de informações;
- Critique os estímulos visuais e sonoros;
- Não se torne escravo da tecnologia;
- Diminua o ritmo;
Ao diminuirmos as atividades extra-curriculares dos Padawans e o tempo de telas, estamos praticamente seguindo essas 4 dicas. Como disse no começo do post, aqui deu um resultado tremendo em apenas um mês e acredito que o caminho é esse.
A Síndrome do Pensamento Acelerado só tende a piorar, pois o nível de informação aumenta a cada ano e para que no futuro nossos Padawans tenham saúde mental, precisamos fazer algo hoje.
Imagens via https://www.shutterstock.com