Ao nascer uma criança, nasce junto os clichês. Ser mãe é padecer no paraíso, Aproveite para dormir enquanto você pode, Seu filho vai te ganhar com um sorriso, Não é fácil, O importante é que tenha saúde são alguns deles.
Muitos parecem inofensivos, é verdade. Mas existem quatro, que foram muito bem pontuados pelo pessoal do How To Be A Dad, que precisam acabar. São clichês que carregam certos estigmas que acabam perpetuando comportamentos que interferem não só na criação dos nossos Padawans, como também nos relacionamentos.
Bem, são eles:
Garotos sempre serão garotos
Perceba que quando dizemos esse clichê NUNCA é sobre alguma coisa boa!
– Nossa, seu filho acabou de lavar toda a louça!
– Bem, garotos sempre serão garotos, né?
Na verdade usamos esse clichê para aliviar algo que nossos filhos fizeram. É uma forma de perpetuar certos comportamentos que sabemos que são péssimos. Precisamos educar nossos filhos HOMENS que erros são erros e só porque são garotos não podem cometê-los impunimente.
A sua mãe precisa de uma taça de vinho
Existe uma termo inglês para isso: Chardonne me. Ou seja, as mães precisam de colocar álcool para dentro do corpo para se acalmarem depois de passarem horas e horas com seus filhos. Ou seja Pequeno Gafanhoto, tem alguma coisa errada aí, certo? Será que a mãe precisa de álcool ou precisa de uma porcaria de um pai mais presente?
Vamos mudar nossa forma de encarar a paternidade?
Papai é a babá
Fiz um post em 2016 que teve mais de 15.000 compartilhamentos. Nele falo que os pais não devem ajudar as mães em nada! Oras, ajuda é uma pessoa que dá um suporte provisório a uma outra pessoa. Não existe dessa de o pai ajudar a mãe. O pai faz parte da família e o DEVER dele é de estar presente e PARTICIPAR de tudo.
No momento que usam o chichê Papai é Babá, só estão fazendo um desserviço para que as mães tenham toda a carga de cuidar e criar de seus Padawans. Vamos parar com isso, gente! Estamos em 2018!
Fica mais fácil depois de um tempo
Não, não fica. Vamos parar de falar essa baboseira. Filhos dão um trabalho do cão e ponto (fiz post sobre isso aqui). No momento que eles param de dar um certo trabalho, começa um outro totalmente diferente. É como fases de um videogame que vão ficando cada vez mais difíceis ao passa-las.
Hoje olho para trás e vejo que como era fácil quando meus Padawans tinham uns 5, 6 meses. Hoje cada dia é uma surpresa e precisamos nos adaptar a todo momento para não surtarmos. E quando as coisas estão difíceis, o que acontece na maior parte do tempo, dizer “Fica mais fácil depois de um tempo” NÃO é exatamente o que queremos ouvir.
Então, pense nisso. Que efeitos todas essas pequenos clichês podem influenciar em nível cultural?
Imagens via https://www.shutterstock.com