Você ensina seus Padawans a viajarem no tempo e a trazerem de volta sentimentos que jamais serão esquecidos através das fotografias? Fotografias não são apenas pedaços de papel, arquivos digitais ou vídeos retrospectivas animadas, por exemplo. Elas são muito mais que isso e podem com certeza renderem ótimas experiências entre pais e filhos.
As fotografias das famílias contam as histórias de nossos ancestrais. Nelas tem as trajetórias de diversas gerações, e estão presentes em álbuns, computadores, celulares, HDs externos e na nuvem.
Aqui tenho um costume que já vem de família. Minha mãe me ensinou a viajar no tempo quando me apresentou o baú de recordações, que é uma linda caixa decorada carinhosa e cuidadosamente por ela. Lá estavam todas as nossas fotos, de meus avós, tios, tias, primos e por ai vai!
Você já fez essa viajem no tempo? Já ensinou seus filhos a fazerem com você? Se ainda não tiveram essa oportunidade, junte suas lembranças, sente no chão com seus filhos e percorra suas lembranças. Relembre histórias e momentos maravilhosos! Como era gostoso estar ali com sua mãe e seu pai ao chão, revendo as fotos de quando eram apenas namorados.
Destas recordações, que hoje tenho a oportunidade de sentar com minha filha e partilhar desses mesmos momentos com ela, tivemos a oportunidade de dar de cara com a foto de uma singela festa de um de meus aniversários. Foi fantástico ver a reação dela de quando eu era uma criança. Fora que ela ficou perplexa em ver uma festinha com meia dúzia de coleguinhas, usando chapeuzinhos de festa de cor única, língua de sogra e uma jarra de groselha à mesa.
As diferenças são muitas entre as gerações e perguntas como: Papai está segurando no colo a vovó? Não existia tema de festa na sua época? E refrigerante existia?
Essas e dezenas de outras perguntas irão trazer deliciosas histórias levando você e seus filhos a uma deliciosa viagem no tempo, onde compartilharão de momentos de cumplicidade e harmonia que motivará que você repita essas viagen várias vezes. E, assim, laços serão criados, ainda, mataremos a saudade de quem já não está mais conosco.
Reviver momentos passados e felizes com nossos filhos é fundamental para que a história de nossos antepassados viva para sempre.
Imagens via https://www.shutterstock.com