Todos os dias minha filha fica acompanhando a mãe se arrumar no banheiro. Muitas vezes ela fica em nossa cama, outras fica sentada na privada e algumas se ajeita no chão, como na foto que ilustra esse post. Achamos bonitinho e em meu Instagram MUITAS mães relataram que os filhos e filhas delas fazem a mesma coisa.
Um seguidor me enviou um mensagem dizendo que devemos monitorar se minha filha sentar na Posição W pois pode ser prejudicial. Confesso que já tinha lido sobre isso, mas esqueci totalmente! Então fiz algumas pesquisar em sites/blogs e conversei com uma amiga pediatra sobre o sentar em W.
A partir dos 10 meses, quando as crianças começam a se sentar sozinhas, elas começam a ficar em W pois se sentem mais seguras e confortáveis. A posição em W proporciona um aumento de base de sustentação do corpo e isso garante maior estabilidade e menor necessidade de ajustes na postura*.
Porém ao se sentar, frequentemente, na posição W pode ocorrer:
- Alterações ortopédicas;
- Alterações no desenvolvimento ósseo e no desenvolvimento motor;
- O não fortalecimento dos músculos da bacia e da coxa;
- Encurtamento muscular ao nível da bacia que leva a atraso nas aquisições de equilíbrio e de controle de tronco;
Ou seja, sentar na Posição em W é prejudicial para os Jovens Padawans.
O que devemos fazer então? Ficar sempre atentos e alternar a forma que nossos filhos e filhas se sentarem. Ao sentarem em W, espere um pouco e mostre outras formas de se sentar. O importante é que não crie-se o hábito de se sentar em W.
Valeu pela dica do Eweron Pegorelli pela dica!