Em 1984 estreava Karatê Kid nos cinemas e foi um baita sucesso. Lembro de ter ido algumas vezes ao cinema assistir. Todos ali queriam ser o Daniel Larusso (Ralph Macchio) e torcíamos para conhecer um mentor igual ao Senhor Miyagi (Pat Morita).
Em 2018 o Youtube lançou o Youtube Premium que promete bater de frente com a Netflix, Amazon Prime, HBO GO e até mesmo com o Apple Music e Spotify. Um dos seus primeiros lançamentos foi a série Cobra Kai.
Cobra Kai era o nome da academia que o Johnny Lawrence (William Zabka), o inimigo do Daniel, treinava. A série se passa 30 anos depois dos acontecimentos dos filmes e vemos as transformações do Daniel e Johny .
Daniel Larusso se tornou um prestigiado empresário no ramo automobilístico. Já o Johnny Lawrence, um fracassado de marca maior.
Gostei muito da série, pois é pura nostalgia e todos os elementos dos filmes originais estão lá: Karatê, a trilha incidental, bullying, dramas familiares, lições de moral e várias referencias aos filmes passados. E o Senhor Miyagi, onde fica? Bem, Pat Morita faleceu em 2005, mas pode ficar tranquilo. O que não falta são homenagens ao Senhor Miyagi.
Porém algo me incomodou e acredito ser essa a intenção da série: dá uma certa depressão ver como a vida do Johnny Lawrence saiu dos eixos. Muitas vezes nos questionamos quais foram os caminhos que ele tomou para ser um fracassado. Será que apenas a influência do seu treinador John Kreese (Martin Kove) o fez seguir um caminho tão escuro ou o ambiente familiar foi capaz disso?
Cobra Kai acaba sendo uma série focada nas famílias e suas relações. Fica claro que um lar com amor é responsável em criar adultos equilibrados e o Johnny Lawrence, infelizmente, não teve essa oportunidade.
Como pai, a série me deixou introspectivo e até mesmo me senti culpado de alguns comportamentos que tenho com os meus Padawans. Cobra Kai me fez ver que esses comportamentos podem impactar negativamente meus filhos e, assim, me ajudou em algumas transformações internas. Por mais leve que a série parece ser, ela me fez enxergar algumas coisas e me transformou em um pai melhor.
Cobra Kai está disponível apenas no Youtube Premium. Confira o trailer: