eSports, também conhecido como jogos eletrônicos competitivos, é uma categoria crescente do esporte que vem ganhando cada vez mais popularidade ao redor do mundo. Só para você ter uma ideia, a indústria de eSports movimentou mais de 1 bilhão de dólares em 2019 e espera-se que esse número continue a crescer nos próximos anos.

Pois bem, a posição da Ministra do Esporte do Brasil, a Ana Moser, contra os eSports é um atraso. Negar a validade dos jogos eletrônicos como esporte é ignorar a crescente popularidade e habilidade exigida nesta categoria.

A meu ver o esporte eletrônico é uma indústria de entretenimento, não é esporte. Então você se diverte jogando videogame, você se divertiu. O atleta de esports treina, mas a Ivete Sangalo também treina para dar show e ele não é atleta, ela é uma artista que trabalha com entretenimento. O jogo eletrônico não é imprevisível, ele é desenhado por uma programação digital, cibernética. É uma programação, ela é fechada, diferente do esporte

Ana Moser, Ministra dos Esportes

Os eSports requerem muita habilidade, concentração, estratégia, treinamento e trabalho em equipe, tanto quanto qualquer outro esporte tradicional. Jogadores profissionais de eSports passam horas diariamente treinando e se preparando para competições, assim como atletas de futebol, basquete, natação e vôlei.

Ana Moser – MInistra dos Esportes

Outra evidência da validade dos eSports como esporte é a sua inclusão em competições internacionais, como os Jogos Asiáticos, onde eles são um evento demonstrativo desde 2018 e serão uma modalidade completa em 2022. Além disso, a International Olympic Committee também considera incluir os eSports nos Jogos Olímpicos.

Os jogos eletrônicos também possuem suas próprias ligas e equipes, assim como os esportes tradicionais. Grandes times como Faze Clan, Team SoloMid e Cloud9 tem patrocinadores e arenas de jogos, além de seus próprios jogadores. Eles competem em partidas transmitidas ao vivo, e alcançam audiência global que, muitas vezes, ultrapassa dos esportes tradicionais.

Time Brasileiro, o Alpha7 eSports

Em resumo, os eSports são uma categoria válida e crescente do esporte, assim como qualquer outro esporte tradicional. A inclusão de eSports em competições internacionais é uma prova adicional da sua validade como esporte.

Negar isso é um atraso em comparação com a realidade atual.