Em 2010 tornou-se obrigatório o uso de cadeirinhas infantis nos carros. O resultado disso é que hoje milhares de vidas de Padawans são preservadas. Segundo o DPVAT, empresa responsável pelo pagamento de seguros envolvendo acidentes de trânsito, o número de casos envolvendo crianças diminuiu 27% no primeiro semestre deste ano em relação a igual período do ano passado.
Mas nem tudo são flores Pequenos Gafanhotos.
Em teste realizado pelo Programa de Avaliação de Carros Novos – Global NCAP e ICRT (International Research & Testing), entidade parceira da PROTESTE Associação de Consumidores, mostrou que não basta os pais serem responsáveis e usarem as cadeirinhas nos carros, pois a qualidade das mesmas podem trazer um grande risco para os Jovens Padawans.
Ao avaliar diversas cadeirinhas para crianças de 0 a 36kg, chegaram à conclusão que nenhuma chegou perto da nota máxima. Ou seja, achamos que aquela super cadeirinha cara pra burra esta protegendo o nosso Padawan e, na verdade, é apenas um acessório que pode causar sérios ferimentos.
Veja um comparativo:
NENHUMA teve nota máxima. Apenas a Nania Cosmo SP Ferrai, A Bebe Confort Axiss e a Galzerano Cocon Infantil tiveram nota 03 de 05. Burigotto, Lenox e a Chicco tiveram nota 01….
Importante frisar que os Padawans estão absurdamente mais seguros nessas cadeirinhas do que no banco do carro. Mesmo tendo uma baixa classificação, é melhor com elas do que sem elas, ok?
Praticamente todos os fabricantes informaram que as cadeirinhas estão de acordo com as normas brasileiras e com o INMETRO. Será mesmo?
Bem, o que espero agora é que os órgãos competentes fiscalizem e exijam mudanças, pois nem um Sith vende falsa segurança.
via / imagem Shutterstock