Quem tem blog precisa se blindar dos comentários que leitores fazem nos posts. Faz parte e até que não é muito pesado aqui no blog. A grande maioria gosta de conversar, debater, criticar e discordar com argumentos. Isso faz o post ficar vivo e várias vezes mudei a forma que pensei por causa de um leitor.
Como diz um ditado, critique um sábio e ele será teu amigo, critique um ignorante e terá um Inimigo!
Porém tem alguns leitores que comentam apenas para atacar. Pegam algo específico no post e jogam pesado. Sabe, ao invés de ler o contexto e praticar o princípio da caridade na retórica, preferem atacar apenas pelos seus valores e mudam o contexto central da postagem. E é mais triste quando ataca quem postou e não o texto em si.
Isso cansa Pequenos Gafanhotos e muito desses comentários você nem irá ler, pois eu os apago. Os bons são a maioria e vocês não merecem ver gente mal educada em meu espaço.
O Update or Die postou a Pirâmide da Hierarquia da Discordância do Paul Grahan. Ela é perfeita e relata muito bem como são os comentaristas dos blog. E que bom que aqui no blog ela não é dessa proporção. Meus leitores são gente fina demais 🙂
Confira a Pirâmide da Hierarquia da Discordância do Paul Grahan:
O que você achou? Comente sem medo e, por favor, fiquem no topo da pirâmide e sempre ao reponder algo, faça a seguinte pergunta: meu comentário vai agregar algo? 🙂
Imagem via http://www.shutterstock.com/