O Ibope, a pedido da Nebacetin, fez uma pesquisa com os pais sobre a preferência dos seus Padawans por videogame a brincadeiras e à prática de esportes. O resultado:
37% dos pais afirmaram que seus Padawans são adeptos à tecnologia e têm colocado o videogame e os jogos online à frente de atividades recreativas ao ar livre, brincadeiras com os amigos e prática de esportes em sua lista de preferências.
Em outubro de 2015 a Academia Americana de Pediatria reverteu a sua política de Padawans e o uso de aparelhos eletrônicos, liberando inclusive para menores de 2 anos.
Como disse o Rafael Noris, tem 3 pontos que foram levantados no novo estudo:
- O digital é apenas outro ambiente, com seus pró e contras como qualquer outro;
- A qualidade do conteúdo é mais importante que o formato e o tempo de uso;
- As relações online são parte integral do desenvolvimento de jovens e as mídias
Pois bem, o digital – como o analógico – bem administrado pelos pais é essencial para o pleno desenvolvimento dos Jovens Padawans. Claro que uma tela brilhando são convidativas e atraem muito os Jovens Padawans, mas o nossos dever é equilibrar esses dois mundos.
Uma dica sensacional que a Daniella Freixo de Faria (CRP 06/58821), psicóloga especialista em psicologia analítica e transpessoal, deu é usar a tecnologia – olha só – para equilibrar esses mundos.
Todos os smartphones e tablets tem câmeras fotográficas. O que os pais podem fazer é usarem o recurso de câmera lenta (slow-motion) ou da velocidade acelerada (time-lapse) e gravarem uma atividade dos seus Padawans.
“A própria criança, ao se assistir, buscará instintivamente movimentos melhores e isso poderá ser um bom gatilho para que vire de fato uma rotina” – Daniella Freixo de Faria.
Eu estava testando a câmera do iPhone 7 no sábado passado em um parque onde tem uma pista bacana de skate. Lá tinha um Padawan de uns 13 anos fazendo várias manobras e o pai dele tentando para tirar algumas fotos. Fui lá e fiz um vídeo em câmera lenta:
Câmera lenta em 720p a 240 fs – iPhone 7
Publicado por NerdPai em Quarta, 28 de setembro de 2016
Claro que o moleque amou e eu compartilhei o vídeo com ele na hora. E o mais bacana é que ele pediu para gravar novamente pois iria tentar mellhorar o seu movimento.
Ou seja, usando um aparelho tecnológico conseguimos fazer nosso filhos praticarem esportes e aqui vale a imaginação dos pais para unir o mundo digital e o analógico.
Pais e mães, cuidado com posts e reportagens sensacionalistas de que a tecnologia vai destruir uma geração e a transformará em alienados. Esse discurso é conservador demais e não devemos nunca levá-lo ao pé da letra.
Para não errar, o ideal é sempre o caminho do equilíbrio! Faço isso aqui em casa e o Padawan ama tanto correr, jogar bola e andar de bicicleta, como também jogar videogame.Tenho certeza que os pais conseguem reverter aqueles 37% do começo do post.
Fica a dica!
Imagens via http://www.shutterstock.com