Na semana passada, pod2g, profissional da área de segurança e desenvolvedor jailbraker divulgou uma nota em que revelava uma falha de segurança no iPhone relativamente grave: a forma como o sistema interpreta a origem de uma mensagem SMS faz com que um usuário possa mandar uma mensagem de forma que, para o receptor, ela apareça com um número de origem diferente. Claro que o problema não é exclusivo do smartphone da Apple, pois o SMS pode-se originar de qualquer aparelho.

Pois bem; a Apple respondeu à ameaça da maneira típica da empresa: aconselhando seus usuários a trocarem o SMS pelo iMessage.

Apple resolve o problema de segurança do SMS mandando usuários comerem brioches

Em resposta ao Engadget, um porta-voz da empresa emitiu a seguinte declaração:

“A Apple leva a segurança muito a sério. Ao usar o iMessage ao invés do SMS, os endereços são verificados, o que protege (os usuários) desses ataques. Uma das limitações do SMS é que ele permite que mensagens com endereços perigosos sejam enviadas para qualquer aparelho, portanto aconselhamos que nossos clientes sejam extremamanete cuidadosos ao serem redirecionados a um site desconhecido por SMS.”

Assim fica fácil. Jogar a culpa nos outros e vender o meu produto até eu faço, o difícil é resolver o problema, já que nem todo mundo possui o iPhone. A Apple não só botou a culpa no SMS em si, mas transferiu a responsabilidade aos usuários.

A empresa em teoria não pode simplesmente virar e falar “SMS sucks, usem iMessage“. Eu sou usuário Android. Segundo a Apple, a partir de agora meus amigos que possuem iPhones poderão virar para mim e dizer “por favor compre um aparelho igual ao meu ou não receberei mais suas mensagens”.

Fingir que o problema não existe não cola mais. Alguém que paga mais de dois mil reais num smartphone quer, no mínimo, ser respeitado.

Fonte: Engadget