Esses dias o Padawan chegou da escola e na agenda a professora tinha informado que ele se envolveu em uma briga, pois um coleguinha tinha o provocado.

Quando ele apronta na escola ou em qualquer outro lugar, sempre conversamos e escutamos a versão dele. Nesse caso, o colega tinha xingado o Padawan em uma disputa por um brinquedo.

Ele me xingou de burrão e fiquei bravo, o Padawan disse.

Interessante que nesse dia mais cedo, vi um vídeo do Leandro Karnal sobre ofensas. Confira:

 
Resumindo, a paz nos pertence e ninguém a tira. Nós não devemos nos ofender quando somos xingados, até porque a pessoa que quer nos tirar a paz pode estar errada e até mesmo certa. Se tiver certa, ok, ela tem razão e não devo me chatear por isso. E se tiver errada, o problema é apenas dela.

Em ambos o caso, a decisão de se chatear, se ofender, é sua.

Perguntei para o Padawan se ele era burrão. Ele ficou bravo e disse que não e que sabia escrever melhor que o outro menino. Virei para ele e disse que quando alguém te xinga, te provoca, ignore. O que a pessoa está tentando fazer é justamente de provocar, tirar sua paz. Se seu amigo te chama de burrão e você não é, por que você iria se ofender por isso?


Então meu amigo mentiu para me provocar?

Essa foi a reposta que ele deu e percebi que ele entendeu, até porque ele sabe que mentir é algo muito feio. Ele percebeu que o amigo dele mentiu – pois o Padawan não é burrão – e isso é ruim, feio.

Fica a dica. Quando seu Padawan for ofendido, explique esse conceito para ele. Mostre que ninguém pode tirar a paz dele com uma mentira.