Recebi um email de uma leitora me perguntando como devemos ensinar o feminismo para as meninas. Como já fiz vários posts no blog sobre esse tema – ainda mais agora que tenho uma filha de 1 ano e 7 meses – ela se sentiu livre para me perguntar e a agradeço por isso.

Sou pró-feminismo e vejo a importância desse movimento para equipararmos os direitos dos homens e das mulheres. Aqui em casa luto em duas frentes:

  1. Educar meu filho a não ser machista;
  2. Educar minha filha para que NINGUÉM diga – principalmente os homens –  o que ele tem de fazer.

Porém como sou homem é difícil determinar como devemos ensinar o feminismo. O protagonismo não é meu. Então decidi postar o email dessa leitora e espero que vocês possam me ajudar a responde-lo.

Segue na íntegra o email logo depois da imagem.

Como devemos ensinar o feminismo para as meninas

Olá Nerd Pai, tudo bom?

Esses dias passei por uma situação bem difícil aqui em casa. Eu tenho 18 anos e, vez ou outra, cuido de uma prima que tem 11.

Semana passada ela estava aqui em casa e um outro primo nosso, já bem mais velho, chegou aqui. E, infelizmente, é o tipo de cara que se acha dono de toda razão.

Enfim, quando ele viu eu brincando com minha prima e ensinando algumas coisas sobre programação e como poderia ser divertido, ele mandou minha mãe tirar minha prima de perto de mim, por que eu estava ensinando ela a ser “menina macho”, já que na visão dele eu estar fazendo faculdade na área de TI é “coisa de macho” (infelizmente, é a coisa que eu mais ouço, e, segundo minha cunhada que também é dessa área, quando eu começar a trabalhar vai ser pior).

Ficamos sem saber o que fazer, e ele saiu dizendo que se ninguém me parasse, minha prima ia virar uma “feminista de merda” também. Acabei gritando e mandando ele embora, e minha prima veio me perguntar o que era feminista e tentei explicar da melhor forma que eu pude e também falar que ela não deve aceitar esse tipo de comportamento vindo dele ou de qualquer outra pessoa. Mas parei pra pensar sobre isso essa semana, pois minha mãe trouxe o assunto a tona novamente.

Já vi alguns de seus posts que falavam sobre feminismo, mas ainda fico muito em dúvida: há alguma forma certa/delicada/etc de ensinar padawans (principalmente meninas) sobre o feminismo e como lidar com esse tipo de situação?

Obrigada, abraços!

SalvarSalvar