Lembro quando o fax começou a se popularizar e trocamos o deslocamento físico por ele. Foi fantástico o salto de produtividade que tivemos. Ao invés de nos deslocarmos de um ponto X para um ponto Y e perder horas no trânsito, o fax deu a possibilidade de fazer tudo mais rápido. Ou seja, ganhamos algo muito precioso: o nosso tempo.

Depois chegou o e-mail e o fax se aposentou. O barato do email é que não precisou de uma curva de aprendizado para usá-lo, pois ele nada mais é que uma carta. Oras, todos aprendem desde quando são Padawans a escreverem cartas, certo? E aí o mundo pessoal/profissional mudou de vez, tornando tudo mais rápido e mais fácil.

Porém nem tudo são flores, Jovens Padawans. Da mesma forma que a comunicação digital trouxe agilidade, ela está agora tirando a produtividade. Como? Os comunicadores instantâneos estão fragmentando todas as nossas comunicações e isso é um problema ENORME, ainda mais para quem usa esses comunicadores profissionalmente.

Comunicadores instantâneos e a fragmentação da comunicação você irá se ferrar logo

Skype, WhatsApp, Telegram, Inbox (Facebook), DM (Twitter), SMS, iMessage, Hangouts etc etc etc estão aí para que possamos conversar imediatamente com uma pessoa. O grande problema é que muitas vezes começamos a conversar por inbox, a conversa pula para um grupo no WhatsApp e termina no email. Informações sensíveis podem estar passeando por vários apps e o risco de termos ruídos de comunicação cresce absurdamente. Ou seja, a chance de você fazer algo errado é enorme.

Murphy está adorando tudo isso

Eu separo as conversas para que eu não caia em nenhuma armadilha. No meu status do WhatsApp está bem claro que não o uso para assuntos profissionais. Mesmo assim recebo mensagens de clientes. Minha tática é ignorar e motivá-los a enviarem emails. Funciona. WhatsApp é apenas para amigos e familiares.

Se você quer mudar de comunicadores instantâneos (e o erro começou com esse instantâneo, pois muitos acham que a resposta precisa ser instantânea), sem problemas, mas tente separar o que é assunto pessoal do profissional e até mesmo assuntos escolares.

Por mais que apareçam comunicadores instantâneos (e muitos são bem melhores e mais completos), cuidado para não cair na tentação de fragmentar sua comunicação. Isso acaba se tornando um risco para você. Acredite nisso!