Esses dias a minha filha mais nova, de 3 anos, estava em uma festa junina e resolveu brincar na cama elástica. Como tinha mais 2 meninas da idade dela brincando, deixamos.

Fui até o banheiro (minha esposa ficou lá) e ao voltar tinha um moleque, de uns 10 anos, brincando com elas. Ele pulava alto e caia perto delas. Claro que minha filha e as outras meninas estavam rindo, porém vi ali um risco absurdo. Se o moleque errasse por centímetros o pulo, cairia sobre as meninas e o risco de se machucarem seriamente era grande.

Aliás, tenho uma amiga onde a filha machucou gravemente o tornozelo (passou por cirurgia, pinos etc) em uma cama elástica e eu temo que algo igual possa ocorrer com meus filhos.

Então o que eu fiz? Cheguei no moleque e disse (educadamente) para ele pular um pouco mais longe das meninas. Na hora ele me atendeu, porém minutos depois o pai e a mãe da criança vieram tirar satisfação comigo. O pai chegou, estendeu a mão para me cumprimentar e disse que na próxima vez era para procurar o responsável pela criança ou falar com a pessoa que estava tomando conta da cama (no caso uma criança de uns 12 anos…).

Ao tentar explicar a razão de eu ter intervido, ele virou as costas e foi embora! Um exemplo ÍMPAR para o filho de como deve se comportar em uma conversa.

Detalhe: o pai não estava lá no momento, somente a mãe.

Enfim, se alguém colocar em risco meu filho e minha filha, não pensarei duas vezes e irei, SIM, pedir para a pessoa se afastar deles. Não vou procurar os responsáveis. Vou intervir na hora, pois depois que ocorre um acidente é muito fácil pedir desculpas e sair andando. E aí o prejuízo seria de quem? Da criança que estava ali apenas querendo brincar…

Muitos espaços colocam essas camas elásticas e outros brinquedos para os Jovens Padawans. Cada vez mais os restaurantes, buffets, parques e shoppings estão apostando em brinquedotecas e áreas kids para crianças a partir de seis meses. Mas será que colocam brinquedos apropriados para a idade das crianças?

O empresário David Gaspri, da Nogueira Brinquedos, preparou algumas dicas para os empreendedores que desejam investir em Espaço Kids para crianças. Confira depois da imagem:

Foto: Nogueira Brinquedos

Bebês de 6 meses a 2 anos

Nessa faixa etária os bebês ainda brincam sozinhos, eles adoram apertar, sacudir, jogar, bater, empilhar. Recomendamos para eles as mesinhas da linha Toy, um modelo colorido que chama a atenção dos pequenos. Suas atividades psicomotoras e interativas ensinam e divertem os bebês.

Crianças de 2 a 3 anos

Elas gostam de brinquedos que as induzam ao movimento, opções para montar, criar estórias e objetos. Para essa idade sugerimos a Área Baby , um modelo que não pode faltar em espaços recreativos, esse mini kid play com piscina de bolinha, multicolorido se destaca por ter um visual atrativo, estimular brincadeiras coletivas, promover interação e sociabilização entre as crianças. Também indicamos mesinhas de massinhas e bloquinho que despertam a criatividade da criançada.

Crianças acima de 3 anos

Nesta idade as crianças podem se divertir com cenários, kid play e eletrônicos. Esses brinquedos estimulam as brincadeiras em grupo que são muito importantes para a socialização. As cenografias despertam o lúdico e a criatividade, são diversas opções que não podem faltar em seu espaço, dentre elas estão camarim, pet shop, posto de gasolina, casinha e mercadinho.

Foto: Nogueira Brinquedos

Já o kid play está entre os clássicos de todos as áreas kids, ele estimula as atividades físicas, auxiliando no fortalecimento do sistema imunológico e a redução da obesidade infantil. O brinquedo também contribui para o domínio das habilidades físicas como força, equilíbrio e coordenação motora, proporcionando a eles desafios e muita diversão.

Eletrônicos em tamanhos menores para crianças a partir de 3 anos, com air game, basquete e multijogos também são excelentes opções. Esses brinquedos são pequenos, de fácil jogabilidade e ideais para áreas kids de buffet, parques, food park, shoppings e restaurantes.

Os estabelecimentos comerciais precisam não só optarem por brinquedos adequados para a idade, como também colocar profissionais qualificados para cuidarem das crianças. Fazendo assim, o risco de acidentes diminuem, e muito.

Imagens cama elástica via https://www.shutterstock.com