Li uma reportagem onde uma mãe ensina a filha que ela pode bater de volta quando for agredida pelos seus outros irmãos e amigos. Como ela tem 3 filhos, certeza que sempre rola treta. Bem, quando ELA é agredida, a mãe pega o agressor, manda ele ficar parado e então pede para a filha bater de volta.
O Padawan às vezes tem um pega para capar com algum amigo dele. A escola informa que teve briga e tal, e a primeira coisa que eu pergunto é como foi a dinâmica de tudo. A razão disso é saber como começou e tentar determinar quem foi que bateu primeiro.
Quando é o Padawan, converso que ele NUNCA deve partir para a agressão. Se é algo que ele não gostou, que chame o professor ou que tente conversar com o seu amigo. Porém quando a agressão partiu de seu amigo, eu falo para ele se defender.
Precisamos SEMPRE ensinar que a agressão NUNCA é o caminho para nada. O respeito precisa prevalecer e a conversa é o melhor caminho. Aquela mãe que citei no começo do post não está protegendo sua Padawan, e sim ensinando que a agressão é valida. Veja, ela não está instruindo sua filha a se defender, e sim apenas bater de volta.
Quando ocorrer isso com a Youngling, iremos dar as mesmas instruções que damos ao Padawan. Se é algo que ela não gosta, sai de perto, informe a professora e vida que segue. Se por acaso for alguém que bata nela – não importa se é um menino ou uma menina – se defenda e não abaixe a cabeça.
E você, o que acha disso tudo?
Imagens via Shutterstock