Em parceria com pesquisadores da Universidade de Tóquio, o professor Michitaka Hirose desenvolveu um inovador projeto. Óculos com realidade aumentada virtualmente que enganam os sentidos humanos fazendo com que as pessoas se satisfaçam mais rápido comendo em menores quantidades.
Os chamados “Diet Glasses”, possuem câmeras instaladas nas lentes que enviam imagens para um computador que manipula e amplia os alimentos visualizados em tempo real, causando a impressão de que o que está sendo consumido é uma quantidade consideravelmente maior do que realmente é.
A curiosidade sobre como a tecnologia poderia ser utilizada para enganar a mente humana foi o ponto de partida do projeto dos “Diet Glasses“. Segundo Michitaka Hirose, “a realidade está na sua mente” e os conceitos dessa inovação tecnológica são de grande importância para os avanços da realidade ampliada.
Os óculos foram testados em 12 homens e mulheres com idade entre 20 e 30 anos. Os que usavam o protótipo do “Diet Glasses” comeram em torno de 10% menos do que os que não usaram, tudo isso com um aumento virtual de 50% no tamanho dos biscoitos usados no teste. Para completar, os voluntários ainda comeram 15% mais quando os alimentos foram colocados como se fossem dois terços do tamanho original.
Confira o vídeo de divulgação do protótipo que “mesmo longe da perfeição, está sendo considerado o futuro da perda de peso”: