Algo que não posso reclamar é o apetite dos meus filhos. Eles sempre comem bem e de tudo. O mais velho (8a) ama salada, legumes e não recusa novos alimentos. Ele pode até não curtir, mas experimenta. A mais nova (2a5m) foi para o mesmo caminho. Colocamos comida no prato dela e sem pestanejar manda tudo para dentro. É uma alegria impar ver como eles comem bem.
Porém Pequenos Gafanhotos, tem dias que que as coisas são difíceis. Não querem comer nada, fazem birra, negam até os pratos preferidos. Mas depois de 8 anos sendo pai, aprendi que isso é normal. Oras, muitas vezes nos adultos não temos fome e deve ser uma chateação sem tamanho uma pessoa nos forçando a comer, né?
A pediatra do Padawan nos disse, logo que iniciamos a introdução alimentar, é que precisamos focar na semana e não apenas no dia. Se hoje não quiser comer carne, ok, não force, e ofereça no outro dia. Precisamos ter em mente é que a falta de apetite pode ocorrer e o que precisamos fazer é monitorar.
Se começarem a recusar de tudo por alguns dias, pode ser que essa falta de apetite tenha origem orgânica. Ou seja, ela é motivada por alguma infecção, virose e a visita ao pediatra é recomendada.
Bem, a dica final que dou é que os pais precisam respeitar os horários das refeições e oferecer de tudo para os filhos. Deixem eles pegarem com as mãos o alimento, se sujarem, pois é assim que eles conhecem de fato os alimentos. E se não quiserem comer, respeite e monitore. Não será a falta de uma refeição que trará algum problema aos seus filhos.