Os e-sports estão cada dia mais em ascensão no Brasil e no Mundo, sendo que hoje são muitos os que crescem jogando videogame ao invés de jogando bola. Por essa razão é fundamental entender os benefícios e também os cuidados necessários ao jogar videogames. Pelo fato dos e-sports estarem se tornando tão populares e se estabelecendo como uma profissão em todo o mundo, os jovens brasileiros passam cada vez mais a desejar se tornarem gamers ao invés de jogadores de futebol, por exemplo. É também esperado que os e-sports entrem nas Olimpíadas da França, depois das 2020 no Japão, ou seja, em 2024, a qual pode trazer ainda mais mudanças neste segmento.

Os benefícios da prática de videogames são muitos, já que exige uma grande concentração e também determinação para atingir os níveis mais altos dos jogos mais populares. Além disso, é preciso de muito estudo, pois há sempre novas técnicas surgindo e também novas ferramentas, para quem quer levar a sério e se tornar profissional. Já os pontos negativos são a falta de equilíbrio e de balança na rotina dos jogadores, o que pode gerar a falta de qualidade de vida e de bem-estar por estar longas horas atrás de uma tela e com os controles na mão. Por isso é preciso se dedicar e se comprometer, mas sempre mantendo uma rotina saudável com direito a outras atividades importantes para a saúde.

Os e-sports estão crescendo tanto e se tornando cada vez mais uma fonte de empregos e de oportunidades, não sendo de estranhar que empresas como a Betway já apostem no esporte, oferecendo-o do lado dos esportes tradicionais como o futebol, por exemplo. Em adição, um dos maiores nomes do futebol, Ronaldo, o fenômeno, é o principal investidor do e-sports no Brasil, tendo um controle de 30% do CNB, organização que promove os maiores campeonatos de videogames no Brasil.

Os e-sports no Brasil

O Brasil ainda está engatinhando no mundo dos e-sports, mas de maneira rápida. Enquanto, os Estados Unidos fazem bilhões com a venda de videogames, o Brasil faz milhões, e enquanto os campeonatos internacionais pagam milhões, os brasileiros pagam quase 100 mil reais em total. Mas, isso já mostra que o Brasil está inserido e que os e-sports fazem parte da economia nacional brasileira. Hoje no Brasil, há uma equipe de League of Legends, carro-chefe da organização CNB, a qual é composta por 9 jogadores brasileiros. Há também fontes que apontam que quase 10 milhões de brasileiros acompanham o e-sports, sendo um público que permite uma grande expansão do esporte no Brasil.

Os e-sports no Mundo

O maior mercado de e-sports é o asiático, devido ao fato das maiores empresas de videogames estarem nesse mercado, depois entram os Estados Unidos e o Canadá, os quais se destacam bastante no segmento e em terceiro lugar a Europa. A maior dificuldade de qualquer esporte, e o esporte eletrônico não é diferente é atrair público fiel, o qual vai consumir e viver o esporte. Em 2016, a empresa Statista apontou que o número de torcedores já ultrapassava a marca dos 300 milhões, apontando também que até 2020, esse número poderá dobrar. Um ponto também importante é que dentro do esporte, o jogo que mais faz sucesso é o League of Legends e o país que mais se destaca é a Coréia do Sul.

Olimpíadas 2024 na França, vai ter e-sports: sim ou não?

No começo deste artigo falei sobre as Olimpíadas na França trazerem o e-sport como uma nova modalidade, isso porque estar presente dentro do campeonato esportivo mundial mais importante de história dos esportes é um marco para qualquer novo esporte, elevando-o a uma categoria de alto padrão e de alta importância em todo o mundo. Dessa forma, a discussão ao redor do tópico é polêmica. O portal Ig apontou em uma reportagem que o comitê olímpico francês está aberto a discussão, levando a opinião dos jovens a sério, já que esse é o grande público do esporte. Na próxima Olimpíada de Tóquio 2020, o Comitê Olímpico Internacional (COI) incluiu cinco novos esportes: Surfe, skate, karatê, escalada e beisebol/softbol. Ou seja, mesmo que os e-sports não entrem agora, provavelmente, entrarão em um futuro breve.