Uma coisa empolgante sobre ser pai e quando nossos filhos ficam mais velhos e podemos apresentar certo programas e filmes a eles. Hoje acabamos assistindo coisas mais voltadas para a família, como animações e desenhos, mas como o mais velho está com 8 anos já conseguimos assistir algumas coisas juntos.

A nova série da Netflix, Perdidos no Espaço, foi assim. Mesmo tendo uma pegada mais adulta, o Padawan adorou e assistiu todos os episódios comigo! Ele se identificou com o Will Robinson e acabou amando a série.

Uma coisa que percebi que ele curte muito animações/desenhos que não tem diálogos. Tem uma animação do Charlie Chaplin que passa na Gloob que é assim. Ele fica fascinado e não desgruda os olhos da tela. Então pensei: Será que é uma boa eu introduzir os clássicos do cinema mundo já nessa idade?

Filmes mudos e a importância deles para as crianças
Tempos Modernos (1936) – Charlie Chaplin

Lendo um pouco sobre isso, achei um post onde citam que os pais notaram que alguns filmes mudos são ótimos para as crianças, como os filmes do Charlie Chaplin e as obras-primas do Buster Keaton. Eles dizem ainda que as crianças são atraídas pelos filmes mudos pois as histórias são relativamente simples e contadas puramente através do teatro físico. Os filmes mudos são curtos, então eles são ideais para crianças que tem pouca atenção. E como não tem nenhum diálogo, os filmes forçam as crianças a imaginar.

Ou seja, seus cérebros devem preencher tudo o que não é falado – o que os personagens estão sentindo, por que eles tomaram certas decisões e o que eles esperam que venha a seguir. Os pais também podem adicionar seus próprios prompts e diálogos, tornando toda a experiência de visualização surpreendentemente interativa.

Filmes mudos e a importância deles para as crianças
A Antiga e a Moderna – Buster Keaton (1923)

Algo que comentaram também a importância de guiar os Jovens Padawans quando aparece algum tema mais adulto.  Tabagismo, embriaguez, vandalismo, roubo e até assédio sexual em local de trabalho. Essa é a importância dos pais assistirem juntos com os seus filhos programas e filmes, pois podemos pontuar cenas. Ou seja, os filmes acabam tendo um aprendizado tangencial maravilhoso!

Bem, segue uma pequena lista de filmes mudos que irei começar a assistir com o meu filho. Se você lembrar de mais alguns, por favor, deixe nos comentários.

  • Tempos Modernos (1936) – Charlie Chaplin
  • O Circo (1928) – Charlie Chaplin
  • Sherlock Jr. (1924) – Buster Keaton
  • Liberdade e seus perigos (1929) – O Gordo e o Magro
  • A Antiga e a Moderna – Buster Keaton (1923)