Depois de ter sua mecânica utilizada pra ilustrar mapas interativos, cenários de RPG, realidades em 3D, resgatar muitos perdidos e diversos outros, o Google Maps anunciou uma nova atualização. Chamada de Sea View ou Great Barrier Reef – tradução literal para Grande Barreira de Corais – , o serviço nos permite observar o fundo do oceano em imagens belíssimas e em alta definição. Dispensando o uso de submarinos, mergulhadores ou qualquer outra saída, a nova integração possui imagens panorâmicas de várias faces do cenário aquático.
O objetivo do Google Maps sempre foi proporcionar às pessoas um mapa completo, preciso e utilizável em qualquer circunstância. Fazendo jus a proposta, nasceu a iniciativa do Great Barrier Reef. Os diversos peixes, arraias e tartarugas marinhas foram todos registrados nas fotos, dando mais vida e beleza à todo o processo. Os primeiros locais adicionados foram Austrália, Filipinas e Havaí.
Além de tudo isso, recifes de corais centenários podem ser vistos, assim como ilhas vulcânicas e reservas marinhas. O projeto inovador teve parceria com o The Catlin Seaview Survey, um importante estudo de corais e vida marinha ao redor do mundo, que é responsável pelas fotos sensacionais disponibilizadas pelo recurso de Street View. Todo o trabalho foi feito com câmeras de altíssima qualidade e próprias para fotos oceânicas, como fora o caso do dispositivo SVII.
Confiram o vídeo de apresentação do projeto.
O público alvo do Great Barrier Reef são biólogos marinhos, mergulhadores, curiosos e aficionados pela vida no fundo do mar. Vale a pena viajar por esse mundo coberto de mistérios, fauna e flora. Além da fantástica educação visual proporcionada, podemos acompanhar vários aspectos técnicos dos elementos das fotos acessando o site que também está em parceria com o projeto, o World Wonders Project.