Faz um bom tempo que paramos de ver novelas aqui em casa. Olha, eu era noveleiro! Assistia a novela das seis, das sete e das oito. A última que assisti foi Avenida Brasil.

Uma das razões é o formato que já está totalmente ultrapassado. Ficar seguindo um história, seis vezes por semana e num horário pré-determinado não rola mais.

Quero ver as coisas na hora que eu quiser e sem ter a obrigação diária. Por essas razões é que as séries estão dominando cada vez mais os lares dos brasileiros.

Não assisti nenhum capítulo da novela Império aqui em casa. Eu só sei que tem um personagem chamado Comendador pois vejo o nome dele nas redes sociais às vezes.

Porém algo me chamou a atenção esses dias.

O escritor da novela, o Aguinaldo Silva, postou em seu blog que ele teve inspiração em Breaking Bad para fazer uma cena em Império.

A cena foi essa:

Imperio e Breaking Bad

Por mais que a cena tenha sido pequena e tal, gostei, pois mostra que o diretores hoje estão não só gostando de algumas séries que fizeram sucesso, como estão as homenageando.

Isso pode ser o começo de uma mudança profunda na dramaturgia das novelas.

E ainda tem mais!

Aguinaldo Silva postou também em seu blog isso:

“Os cricríticos de TV, sempre atentos à mudança de cor das unhas da empregada Kelly de uma cena para a outra, não perceberam o nome do fabricante da lona que cobria a piscina dos euros, embora ele tenha sido mostrado com destaque várias vezes: Lonas Heisenberg

Lonas Heisenberg

E é confirmado: críticos não tem twitter, pois começou a pipocar várias imagens como essa na rede do pássaro azul.

Não podemos esquecer um personagem que teve como referência o Lafayette, da série True Blood.

Lafayette Império Xana

Império teve o 2º pior ibope da história da Globo. A desculpa da turma da Globo é que Império estreiou após a ressaca da Copa do Mundo e, claro, culparam o 7 x 1.

Não Pequenos Gafanhotos. A novela teve um péssimo ibope pois, como disse, o formato está ultrapassado e é necessário evoluir. E espero, ou não, que a Globo tome uma atitude logo logo, pois corre o risco de ver cada vez mais o ibope minguando.

Via Amigos do Fórum e UOL