Já assistimos algumas vezes em casa A Origem dos Guardiões. Uma animação do estúdio DreamWorks que conta a história dos Guardiões – Papai Noel, Coelhinho da Páscoa, a Fada do Dente, o Sandman e o Jack Frost – que precisam se unir para acabar com o vilão Bicho Papão. Parece bobinha a história, mas posso dizer que é muito emocionante, pois se trata de reencontro e amizade.
Mas esse texto não é para fazer uma crítica à animação, e sim para falar de algo que achei interessante no filme: Jack Frost.
Para quem não sabe, Jack Frost é a pessoa que representa o inverno no hemisfério norte. Aqui no Brasil não temos ninguém para representar o inverno. Nem o Sandman é usado aqui. Porém o que esses personagens tem em comum? Eles não existem. Nem mesmo o Jack Frost! Sabe a razão, Jovem Padawan? O frio não existe. O que existe é a sensação de frio causada pela ausência do calor.
Você conhece algo na natureza que produz frio? Por Exemplo, temos o fogo que produz calor. E o frio, temos algo semelhante? Nope, não existe nada que produz frio. O que temos é ausência do calor. Quando não temos calor a temperatura cai e temos a sensação do frio. Quer um exemplo aí na sua casa? A geladeira. Ela retira o energia térmica que esta dentro dela e joga para fora. Por isso que atrás dela é quente.
Vamos a uma citação de Albert Einsten:
Segundo as leis da Física, o que consideramos frio, na realidade é a ausência de calor. Todo corpo ou objeto é suscetível de estudo quando possui ou transmite energia, o calor é o que faz com que este corpo tenha ou transmita energia. O zero absoluto é a ausência total e absoluta de calor, todos os corpos ficam inertes, incapazes de reagir, mas o frio não existe. Nós criamos essa definição para descrever como nos sentimos se não temos calor.
Albert Einsten
A Origem dos Guardiões conta a histórias de personagens infantis que não existem. Papai Noel não existe e o Jack Frost também. Mas a pergunta que não quer calar: será que os produtores da animação pensaram nisso ou eu que penso demais? Aguardo sua resposta.