Em 2012 fiz um post sobre como o desenho do Scooby Doo pode ajudar os Jovens Padawans a perderem o medo de monstros e afins.

Sabemos que monstros sobrenaturais não existem. Sempre ao final do Scooby Doo eles desmascaram o impostor e esse clímax é fundamental para mostramos aos Padawans que tudo não passou de uma farsa.

Pois bem, em 1988 estrearam o Pequeno Scooby Doo onde toda a turma ainda são Padawans e inseriram um  novo integrante: o Ruivo Hering.

Red herring Scooby Doo

O Ruivo Hering caiu na graça de todos na minha época e sempre brincávamos que quando acontecia algo era a culpa dele, pois era assim que o seu personagem foi formado. Fred não conseguia resolver algum mistério e colocava a culpa no Ruivo Hering.

E é aí Pequenos Gafanhotos que perdemos algo muito importante na tradução….

Ruivo Hering em inglês é Red herring. Essa expressão significa nada mais e nada menos que bode expiatório!

Segue o significado do Red herring na Wikipédia:

O termo “red herring” literalmente significa “arenque vermelho”, mas a expressão tem, de fato, o sentido de pista falsa, disfarce, informação irrelevante. De acordo com o apologista William Craig, red herrings eram peixes antigos e fétidos cujo sangue era usado para distrair os cachorros do local real dos peixes para outros locais mais distantes. Uma etimologia alternativa aponta para presidiários que escapavam dos cães em seu encalço jogando o peixe picante para despistá-los.

Sabe o lance de filmes e livros de suspense que a culpa é SEMPRE do mordomo? Então, esse é um caso clássico de red herring.

Bacana não? Mesmo não sabendo o que significava o termo, sabíamos que o Ruivo Hering era o bode expiatório. O que mais deixamos passar na nossa infância, ein?

Valeu Judão!