Assisti na semana passada no Rio de Janeiro o primeiro episódio da nova série original da Netflix, Narcos, com a presença dos principais atores.
Narcos conta a história de como era a vida dos chefões do tráfico de drogas no final dos anos 80, a criação do Cartel de Medellin e os esforços da polícia para detê-los.
A produção executiva é do brasileiro José Padilha (Tropa de Elite e Robocop), com Wagner Moura no papel de Pablo Escobar.
Ao entrar na sala de cinema para assistir o 1º episódio acreditava que o Pablo Escobar seria o personagem principal. Me enganei. Steve Murphy (Boyd Holbrook), policial da DEA (Drug Enforcement Administration), é o protagonista da série.
Jose Padilha dirige os dois primeiros episódios e percebemos isso claramente. Narcos é narrada pelo Murphy e traz muita informação sobre o momento sócio-político dos anos 1980, ajudando MUITO a nos situar na trama.
Narcos mistura vídeos e fotos reais da época dando a impressão de ser um documentário bem feito, bem dirigido e com ótimos atores. Mas não é. Você verá uma série com ritmo e muita violência. A turma lá da Colômbia era bem barra pesada e Narcos não suavizou em nada isso.
Wagner Moura dá medo no papel de Pablo Escobar e vale muito assistir sua interpretação. Nenhum personagem apresentado é ruim. Ok, existem um ou dois canastrões, mas até isso funcionou!
Oras, bandidos latinos precisam ser canastrões!
Críticas aos EUA aparecem a todo momento. Logo no começo mostram claramente que o Tio Sam é o responsável indireto por levar a cocaína para o solo americano.
Sabe quando fazem o bem e acabam criando um monstro? Então. Em Narcos o conceito bem e o mal é relativo.
Será interessante o rumo da série. A evolução do Cartel de Medellin, do Pablo Escobar – que ainda é considerado por muitos na Colômbia como herói – e do agente Steve Murphy vão caminhar juntos e todos irão cair, porém cada um do seu jeito.
E estou ANSIOSO para ver como!
A série é americana, mas isso não significa que fará sucesso por lá. Vejo dois problemas nela para que isso ocorra e espero estar errado:
- Críticas ao EUA
- Legendas
A série mistura muito espanhol com inglês e a todo momento pipocam legendas. Americanos ODEIAM legendas e somado às críticas, pode ter alguma rejeição.
Espero que a Netflix invista pesado em propaganda por lá, pois será bacana ver Narcos indicada a vários Emmy.
Narcos estreia dia 28/08 e a Netflix irá disponibilizar todos os 10 episódios de uma vez.
Confira o trailer: