No final do trailer de Os Últimos Jedi, Luke falou algo que fez chorar milhões de fãs em todo o mundo:
Está na hora dos Jedi acabarem
Confesso que soltei um PQP, com assim? Acabar os Jedi? Ele não pode fazer isso! Quem ele pensa que é em acabar com algo que existe a milhares de anos?
Porém esperei alguns dias e percebi que esse é um caminho sem volta. Conforme o post do Polygon, Luke é um mestre sábio que sabe que não há lugar para uma ordem de fanáticos religiosos com quase nenhuma supervisão legislativa em uma democracia funcional.
Imagina um governo dar uma autoridade quase ilimitada para promulgar a política, com a ameaça implícita de cortar sua mão fora, de ler sua mente e usar esses pensamentos contra você?
Os Jedi sempre foram os Oficiais da Paz dos governos e tinham o poder de mudarem o curso da história. As guerras que vemos nos filmes e nas animações, as batalhas que custaram incontáveis carnificinas no espaço, são muitas vezes o resultado das ações de Jedi que estão agindo no melhor interesse de suas crenças, não a vontade do povo.
Então não é melhor que a Igreja se afaste do poder? Os Estados lá naquela galáxia muito distante precisam ser laicos. E para ocorrer isso, os Jedi precisam acabar…
Bem, é triste. Pode ser que o Luke disse vá para o lado que os Jedi precisam se tornar Cinzas (falo disso em outro momento), pois só assim se encontra o equilíbrio.
Dezembro tá chegando (mentira e gosto de me enganar) e veremos o que vai rolar em Star Wars: Os Últimos Jedi.
E se você não viu o trailer, segue: