Como você deve saber, na próxima quara-feira, dia 12/12/12, passa pela terra o asteróide Touatis (nome do Deus dos Gauleses). Não tem chance nenhuma dele entrar em rota de colisão com terra. A distância que ele passará é de 6,9 milhões de Km. Ou seja, podemos ficar tranquilos. Mas se por acaso ele estivesse em rota de colisão com a terra? O que iríamos fazer? (eu não ia fazer nada, quem faria era a Nasa).

Touatis
Touatis

Para o aluno Sung Wook Paek, aluno do M.I.T, não ia ter trilha sonora com o Aerosmith e nem iriam contratar o ator Bruce Willis para se sacrificar e salvar no nosso planeta terra da colisão. Se um asteróide entrar em rota de colisão com a terra, o Paek defendeu o uso de apenas tinta branca. E essa teoria foi defendida no Move An Asteroid Techical Paper Competition 2012.

A ideia é bem simples: com um míssel é jogado em direção do asteróides bolsas com tinta branca. Ao colidir com o asteróide, as bolsas se romperiam e pintaria uma grande área na superfície do asteróide. A cor branca é muito mais reflectiva do que a cor escura. Aí a luz solar criaria uma pressão maior no asteróide fazendo ele mudar de curso.

Mas nem tudo são flores, Jovens Padawans. Para que o asteróide mude de rota é necessário que tenhamos conhecimento de sua rota uns 20 anos antes. Peak deu o exemplo do asteróide Apophis que esta vindo passar bem perto pela terra por volta de 2029/2036. Esse asteróide é um que tem grande chance de colidir com a terra. E Peak disse que agora seria uma boa hora de testarmos, pois se ele entrar em rota de colisão, essa seria o melhor momento para evitarmos.

Agora é esperar para ver se realmente essa teoria funciona. Para mim, mandar pessoas com armas de paitball na mão me assusta um pouco.

via