Eu vivi para ver acusações que a animação Os Minions é sexista. A razão é que não tem nenhum Minion do sexo feminino.
Ok, entendo que a nossa sociedade é machista e até pouco tempo atrás, historicamente falando, as mulheres não tinham direitos a praticamente nada! Sim, as coisas estão mudando, mas o caminho ainda e longo.
Mas será que não existe um certo exagero? Será que tudo é sexista? Acredite, Jovens Padawans, às vezes um charuto é apenas um charuto e nada mais que isso.
Sigmund Freud, ao citar essa frase do charuto, quis dizer que nem tudo deve ser super analisado e que nem sempre as coisas têm um significado profundo.
Freud viveu durante a era da repressão sexual vitoriana e conceituava que os sonhos eram desejos reprimidos.
Para ele os sonhos expressavam desejos sexuais e simbolismos. Se a pessoa sonha com um objeto cilíndrico e/ou em forma fálica, por exemplo, o sonho representa o pênis. E qualquer sonho com caverna, gruta e gaiola representa o órgão genital feminino.
Então se o cidadão sonha com um trem entrando em um túnel é porque a sua sexualidade está reprimida. E aí Freud explicou que em dado momento, às vezes, um charuto é só um charuto. Ou seja, ele sonhou apenas com um trem entrando em um túnel e nada mais que isso!
Muitas vezes algo é totalmente bobo e sem importância, como os casos do Minions, e as pessoas tendem a analisar algo que não precisa de análise. E o pior: fazem muitas pessoas verem algum significado em algo que não tem.
Chegou até o Pierre Coffin, o criador dos Minions, essa questão. A sua resposta:
Vendo quão burros e estúpidos eles podem ser, eu simplesmente não podia imaginar eles como garotas
E você, o que acha, o mundo que será dos nossos Padawans se tornará um mundo insuportável, onde tudo tem que ser explicado?