Os números da obesidade infantil no Brasil são alarmantes. 30% dos Jovens Padawans apresentam sobrepeso e 15% delas já são obesas. Várias pessoas apontam propagandas como um dos principais vilões para incentivar o consumo de junk food.
A Datafolha fez uma pesquisa em todo o território brasileiro com 596 pessoas e chegou nas seguintes conclusões:
- 79% dos pais afirmaram que a propaganda prejudica os hábitos alimentares das crianças;
- 76% os comerciais prejudicam os esforços dos pais em educar a alimentação dos seus filhos.
A Assembléia Legistativa do Estado de São Paulo aprovou em dezembro de 2012 dois Projetos de Lei. Um é para que seja proibido a venda de alimentos com brindes ou brinquedos (McLanche Feliz, Kinder Ovo etc) e o outro que proíbe a publicidade de alimentos não saudáveis em rádios e TVs das 06 horas às 21 horas. Geraldo Alckimin tem até o final de janeiro para aprovar os Projetos de Lei.
O que eu acho disso? Concordo. Mas a culpa não é só da TV ou do Governo.
O Padawan nunca vê televisão sozinho. Sempre esta com a Fá ou comigo. E 95% do tempo que ele assiste TV, ou é programas gravados ou pelo Netflix. Ou seja, temos o controle total do que ele esta vendo. Infelizmente muitos pais não fazem dessa forma e usam a televisão como um sossega leão para os seus Padawans. Mesmo os canais à cabo são repletos de comercias infantis. E, claro, nenhum mostrando os benefícios de uma maçã.
Acredito que ao proibir esses tipos de comerciais daremos uma passo para ajudar a controlar a obesidade infantil. Medidas como essas já foram adotadas em vários estados nos EUA e em países da Europa.
Porém, pais, não jogue apenas a responsabilidade ao Governo e aos comerciais de junk food. Você também tem uma culpa enorme pela epidemia de obesidade que já esta aí batendo na porta da sua casa. Não seja omissos e nem irresponsáveis em culpar o Governos e as propagandas. O maior exemplo que um Jovem Padawan pode ter são dos pais. Nada adianta você educá-lo em comer alimentos saudáveis se chega em casa e se entope e McDonald’s.