(Quem se importa com SPOILERS em potencial não continue a leitura)
É indiscutível a excelência do trabalho de Heath Ledger como o Coringa em O Cavaleiro das Trevas. No entanto, ao contrário de Heath, o personagem não morreu no filme em questão, e deste modo apareceria na sequência (O Cavaleiro das Trevas Ressurge) com uma participação cujos detalhes nunca foram revelados. Com a (sábia) decisão de não substituir o intérprete do personagem, Nolan o eliminou do enredo do filme, mas fica a dúvida: onde está o Coringa enquanto tudo isso acontece?
A resposta parcial pode ser encontrada no romance de Greg Cox, que adapta o roteiro de O Cavaleiro das Trevas Ressurge, por Christopher e Jonathan Nolan. Segue o trecho (com SPOILERS em potencial):
“Agora que o Ato Dent tornou impossível aos criminosos de Gotham alegarem insanidade para se livrarem de suas penas, a prisão Blackgate substituiu o Asilo Arkham como a penitenciária para a qual são enviados os prisioneiros. Os piores dos piores são mandados para lá, exceto pelo Coringa, que, dizem os boatos, continua trancado no Arkham, como o seu último preso. Ou talvez ele tenha escapado. Ninguém sabe ao certo. Nem Selina.”
É incerto se essa informação seria ou será usada em alguma versão do filme, mas é fato que, caso Ledger estivesse vivo, o Palhaço do Crime teria um papel fundamental na trama.