Os pais devem consumir bebida alcoólica na frente dos filhos?

Os pais devem consumir bebida alcoólica na frente dos filhos?

Quem me acompanha no Stories do Instagram sabe que amo cerveja. Muitas vezes me perguntam dicas sobre cervejas, onde podem encontrar tal tipo e por aí vai. Porém esses dias me perguntaram se eu bebo na frente do meu filho e filha e se não acho isso uma forma de incentivá-los.

Semana passada participei de um evento que apresentaram a pesquisa: Excessos dos Brasileiros. Junto comigo estava o médico hebiatra Maurício de Souza (clínico-geral especializado em adolescentes), a jornalista Patrícia Travassos e convidados.

Pesquisa Sem Excesso 2018

A pesquisa indicou que 12% dos 1000 entrevistados (50% mulheres / 50% homens faixa etária de 18 a 24 anos) admitem que o excesso que mais cometem é o de bebidas alcoólicas. E 70% dos entrevistados que consomem bebidas alcoólicas admitem cometer excessos.

O que mais chamou a atenção na pesquisa foi que 15% dos entrevistados iniciaram o consumo bebidas alcoólicas entre 11 e 14 anos, 44% entre 15 e 17 anos e o consumo começa por influência de amigos e da família.

Bem, aqui o médico hebiatra Maurício de Souza explicou que os pais precisam e devem conversar, sempre, com seus Jovens Padawans sobre bebidas alcoólicas. Nunca devemos tomar escondido, pois isso passar uma informação errada aos nossos filhos e filhas.

Oras, então quer dizer que podemos fazer coisas escondidas? Essa será a conclusão deles e você, pai e mãe, destruirá uma importante ponte de ligação com seus filhos e filhas.

Nossos Padawans são esponjas e captam TUDO que fazemos e o que deixamos de fazer. O ideal, segundo o Maurício de Souza, é ter sempre conversas francas com eles. Explicar as razões que um adulto pode beber, falar sobre a consequência do álcool em nosso organismo, mostrar o que acontece quando excedemos, reforçar que nunca devemos beber e dirigir e assim por diante.

Esconder algo que você faz, não dar explicações e cometer excessos é o caminho mais rápido para que seu Padawan vá para o Lado Sombrio da Força. Abrir um canal de comunicação com eles é a melhor maneira de protegê-los.

Se você gosta de beber, faça moderadamente. Nunca cometa excessos pois vocês servem de modelo para os filhos e filhas. Sente com eles, explique. Essa é a maneira mais segura protegermos nossos Jovens Padawans.

Segue abaixo um infográfico da pesquisa e confira mais informações sobre ela no site semexcesso.com.br.

SEM EXCESSO_2018_pesquisa

Imagem pai bebendo com o filho: https://www.shutterstock.com