Quem me acompanha no Stories do Instagram sabe que amo cerveja. Muitas vezes me perguntam dicas sobre cervejas, onde podem encontrar tal tipo e por aí vai. Porém esses dias me perguntaram se eu bebo na frente do meu filho e filha e se não acho isso uma forma de incentivá-los.
Semana passada participei de um evento que apresentaram a pesquisa: Excessos dos Brasileiros. Junto comigo estava o médico hebiatra Maurício de Souza (clínico-geral especializado em adolescentes), a jornalista Patrícia Travassos e convidados.
A pesquisa indicou que 12% dos 1000 entrevistados (50% mulheres / 50% homens faixa etária de 18 a 24 anos) admitem que o excesso que mais cometem é o de bebidas alcoólicas. E 70% dos entrevistados que consomem bebidas alcoólicas admitem cometer excessos.
O que mais chamou a atenção na pesquisa foi que 15% dos entrevistados iniciaram o consumo bebidas alcoólicas entre 11 e 14 anos, 44% entre 15 e 17 anos e o consumo começa por influência de amigos e da família.
Bem, aqui o médico hebiatra Maurício de Souza explicou que os pais precisam e devem conversar, sempre, com seus Jovens Padawans sobre bebidas alcoólicas. Nunca devemos tomar escondido, pois isso passar uma informação errada aos nossos filhos e filhas.
Oras, então quer dizer que podemos fazer coisas escondidas? Essa será a conclusão deles e você, pai e mãe, destruirá uma importante ponte de ligação com seus filhos e filhas.
Nossos Padawans são esponjas e captam TUDO que fazemos e o que deixamos de fazer. O ideal, segundo o Maurício de Souza, é ter sempre conversas francas com eles. Explicar as razões que um adulto pode beber, falar sobre a consequência do álcool em nosso organismo, mostrar o que acontece quando excedemos, reforçar que nunca devemos beber e dirigir e assim por diante.
Esconder algo que você faz, não dar explicações e cometer excessos é o caminho mais rápido para que seu Padawan vá para o Lado Sombrio da Força. Abrir um canal de comunicação com eles é a melhor maneira de protegê-los.
Se você gosta de beber, faça moderadamente. Nunca cometa excessos pois vocês servem de modelo para os filhos e filhas. Sente com eles, explique. Essa é a maneira mais segura protegermos nossos Jovens Padawans.
Segue abaixo um infográfico da pesquisa e confira mais informações sobre ela no site semexcesso.com.br.
Imagem pai bebendo com o filho: https://www.shutterstock.com