Muitas vezes o Padawan me pergunta se eu já posso brincar. Ele sabe que trabalho em casa e eu explico que só depois de um certo horário é que eu posso brincar com ele.
Outras vezes já parei de trabalhar e estou absurdamente cansado. E aí ele pergunta se eu já posso brincar e acabo dizendo que depois eu irei, pois agora estou descansando.
Percebo que quando eu estou trabalhando, a carinha dele não se altera muito frente a negativa. Porém quando não estou, percebo que ele fica triste.
Um estudo recente mostrou que a formação da personalidade dos Padawans e como ele se desenvolverá, como ser capaz de estabelecer ligações afetivas por exemplo, está ligada diretamente na rejeição paterna.
A rejeição paterna atinge de uma forma tão intensa os Padawans que é ativada a região do cérebro responsável pela dor física. Ou seja, a mesma dor de um machucado. Porém tem um agravante. Como essa dor é psicológica ela pode ser revivida por anos e anos.
Os pais tem um papel importantíssimo na formação dos seus Padawans. Antes não era muito visível isso pois quem cuidava o tempo todo dos filhos eram as mães. Hoje muitos pais ficam mais tempo com os filhos e, assim, começaram a perceber a nossa influência no desenvolvimento deles.
No exemplo que dei acima, o Padawan não está sendo rejeitado, e sim se sentido frustrado. Ele sabe que brinco muito com ele e tem momentos que eu quero ficar descansando.
Porém irem me esforçar mais e mais. Só em pensar que eu posso ser responsável por problemas de desenvolvimento do meu filho me deixa desesperado.
E fica a dica para os pais e futuros pais: sejam homens e assumam seus filhos. Mesmo que o casamento acabe, faça e mantenha um ponte forte entre vocês. Não seja irresponsável, ok?