Assisti ontem a pré-estréia do filme mais esperado de 2012: Os Vingadores

Todos vão falar como foi fantástica a união do Homem de Ferro, Hulk, Capitão América, Thor, Viúva Negra e do Gavião Arqueiro. Claro, uma das coisas mais lindas que eu vi foi a harmonia dessa turma.! Tudo, tudo, tudo que você quer ver em um filme de herói esta lá: porrada, diálogos ácidos, gags, vilão perfeito, a maior surra que alguém levou na vida, como o Homem de Ferro rocks, o Hulk que todos queriam ver e uma impecável direção do Joss Whedon, que conseguiu amarrar TODOS os filmes anteriores solos dos heróis e convergiu no que vai ser o filme do ano.

Os Vingadores e o Agente Coulson - Crítica

Mas vou falar da parte HUMANA que fizeram eles se unirem, por mais diferenças que eles tenham, e lutaram por um objetivo comum. O lado humano da compaixão, da amizade e da cumplicidade que TODOS tinham com um personagem que apareceu em praticamente todos os outros filmes e,  por causa dele, a união ocorreu: Agente Coulson (Clark Gregg).

Os Vingadores e o Agente Coulson - Crítica
Não fizeram um poster do Agente Couson sozinho à toa, né?

 

Sempre tímido, resguardado, ele e o agente da S.H.I.E.L.D. que esta por trás da escalação dos super-heróis para o Projeto Vingadores e , consultor do Nick Fury, diretor da agência. A sua importância para Os Vingadores era tão grande, desde o início, em que em vários extras dos filmes solos dos heróis apareciam curtas dele. O primeiro foi em Homem de Ferro, chamado The Consultant:

O Agente Coulson (Clark Gregg) e o Agente Sitwell (Maximiliano Hernández) discutem como falar com o General Ross, do Hulk,  para que ele recuse a oferta de se juntar ao programa dos Vingadores. Coulson diz que a única forma de Ross recusar é enviando alguém que o irrite e seja insubordinado – “alguém como o Consultor…”, sugere Sitwell.

É clara a intenção da Marvel para que o Agente Coulson seja relevante. O diálogo dele com uma das personagens d’Os Vingadores mostra que ele é a espinha da organização S.H.I.E.L.D. E nada mais justo que ele tenha um papel de peso na união que ele ajudou a fazer e a tornou possível.

O Agente Coulson não tem poderes e não é um galã. Ele é apenas um homem que trabalha com eficiência em uma empresa do governo americano. A conversa que ele tem com o Capitão América mostra exatamente o tão nerd e humano que ele é! E por causa dessa conversa que torna possível o projeto Os Vingadores. Eles esquecem as diferenças pois o Agente Coulson mostra a todos que lá fora tem pessoas reais que precisam da ajuda de heróis com remarkable abilities para proteger a raça humana de batalhas que elas não podem vencer sozinhas.

Fica aqui meus parabéns a Marvel e ao diretor Joss Whedon que conseguiu, com maestria, reunir heróis com egos enormes e mostrou para eles que poder e força é desnecessário para ser grande. O Agente Coulson, nerd e sem nenhuma habilidade fantástica, como você e euconseguiu o que eles não eram capazes: a união e lutar por um bem comum.

Os Vingadores estréia dia 27/04/2012.

E ia esquecendo: tem cena depois dos letreiros finais.