Comecei a assistir Person of Interest. Série criada pelo Jonathan Nolan e produzida pelo J. J. Abrams e o Bryan Burk (que tive o prazer de conhecê-lo quando assisti 38 minutos do novo Star Trek, onde ele produz e o J. J. Abrams dirige) e com os atores Michael Emerson (Ben Lucius de Lost) e o Jim Caviezel (Déjà Vu, The Passion of the Christ).
Sr. Finch (Michael Emerson) criou um Sistema para o Governo Americano que consegue prever com antecedência ataques terroristas. Esse sistema monitora TUDO: câmeras, Internet, telefonemas, emails e tal e assim cruza informações e conclui que X pessoa vai cometer um ataque terrorista.
Mas o Sistema não adivinha apenas atos terroristas. Crimes que o governo julga que são simples, normais, onde você ou eu podemos cometer, são previstos pelo Sistema. Mas o Sr. Finch, a pedido do Governo, filtrou esses crimes normais e eles são deletados pelo sistema.
Com o peso na consciência, Sr. Finch quer evitar esses crimes. E aí entra o John Reese (Jim Caviezel), um ex-militar com um passado obscuro, para ajudá-lo a evitar esses crimes.
A trama evolui muito e novos personagens começam a aparecer, tornando a série cheia de segredos. Aconselho, vale muito a pena essa série!
Porém algo que me incomoda nela. Sr. Finch é um hacker poderoso! Sem falar que é bilionário. Então ele dá um programa para o John para que ele possa emparelhar o seu iPhone com qualquer outro celular e assim acessar todas as ligações da pessoa. E não é só isso. Ele pode acionar para que o celular seja seus ouvidos. Ou seja, a pessoa coloca o celular no bolso e ele consegue escutar o que ela esta conversando. Ele monitora o ambiente, podendo então escutar tudo que a pessoa esta falando.
Jovens Padawans, quem tem um smartphone sabe que a bateria não dura praticamente nada. Imaginem o seu celular enviando dados de voz pelo WiFi ou Bluetooth para um outro dispositivo. Quanto tempo iria durar a bateria? E a do John Reese, que esta fazendo esse monitoramento? Sério, não iria durar 30 minutos e eles iam sentar e chorar pois não salvariam ninguém…
Bem, a série é boa, mas isso me incomoda. A Fá fica p*ta comigo pois quando estamos assistindo eu fico reclamando disso! Mas eu não tenho razão?
E nessas horas eu agradeço a Suspensão de Descrença 🙂