O Youtube criou um hábito péssimo e deplorável que não importa a qualidade do conteúdo e sim a quantidade de views.

O resultado disso é que mais e mais vídeos com zero conteúdo – como pessoas arrancando os dentes, nadando em banheiras de Nutella e pegadinhas estúpidas – ganham milhares de dólares à custas de empresas que usam o Youtube para anunciar seus produtos.

E o mais triste disso tudo é que muitos pais estão usando os seus Padawans para isso.

O Blog Papa Does Preach fez um post denunciando tal prática. O canal Daddy O Five, do Mike Martin,  usam seus Padawans para ganharem views e, consequentemente grana. Ok, até aí eu tenho um blog paterno e falo sempre dos meus Padawans. Porém o que o Mike Martin e sua esposam fazem são assédio moral.

Conforme relatos do Papa Does Preach, em um dos seus últimos vídeos o canal Daddy O Five fez uma brincadeira onde entre xingamentos e berros ameaçavam tirar todos os brinquedos dos seus filhos, que tem menos de 10 anos de idade.

Sintam os vídeos mais vistos desse canal:

  • Garoto destrói o quarto do irmão;
  • Garoto foge;
  • Pai destrói o Xbox One;
  • Garoto quebra a sua perna.

Quando o Daddyofive foi questionado, começou a julgar todos de haters e defendeu suas atitudes como sendo apenas brincadeiras….

Bem, essa busca por views desenfreada vai acabar. Várias empresas que gastam milhões de dólares com o Google, como a PepsiCo, Walmart, Starbucks, Volkswagen, Johnson & Johnson, Hyundai e Domino’s Pizza, o  jornal The Guardian, a rede de televisão BBC e o governo do Reino Unido, começaram um boicote global contra a marca.

Uma empresa renomada aparecendo em vídeos com conteúdo ofensivo, como de grupos terroristas e moleques arrancando os dentes, não é bom. De uma forma ou outra, a PepsiCo, por exemplo, pode ser acusada em dar suporte a esses tipos de vídeo.

Imagina a Johnson & Johnson – que tem linha infantil – dando suporte financeiro a um pai e mãe que maltratam seus Padawans?

Claro que a resposta veio rápido. O Google informou que  iniciou uma revisão completa das políticas de anúncios publicitários e de controles de marca. Não vai mais tolerar palavrões,  vídeos que tem o único objetivo de gerar views e vai focar mais em vídeos family friendly.

Espero realmente que isso mude. Eu tento criar conteúdo útil, não apelo e sempre respeito meus filhos em fotos e em vídeos. O resultado disso é que o Youtube e o Google SEMPRE favorecem aqueles com milhões de views em seus sistemas de buscas e de indicações, e não aqueles que podem acrescentar algo para o seu público.

Vamos acompanhar esse novela. Juro que estou com esperança que tudo isso mude e o dano colateral disso será uma internet com qualidade.

Obs: Não linkei o Daddy O Five por razões óbvias.