2019 promete novidades em minhas redes! Vídeo toda semana, postagens semanais sobre tecnologia, cinema, televisão e, claro, paternidade. Te garanto que terá muito conteúdo interessante e divertido para toda a família.
E para começar o ano, que tal entenderemos um pouco sobre a declaração polêmica – para dizer o mínimo – da Damares Alves, ministra da Mulher, Família e Direitos Humanos.
Você sabe o porque a cor azul é designada aos meninos e o rosa às meninas?
Em primeiro lugar, meninos e meninas usam as cores que quiserem! Verde, azul, amarelo, rosa, preto. Não tem dessa que tem cor específica para garotas e garotas.
Dito isso, vamos entender quando foi “determinado” que azul é de menino e rosa de menina.
Antigamente, a cor azul, por ser mais sóbria era a cor preferida pelas mulheres da alta classe. O vermelho e suas derivações eram atribuídos aos homens, por ser mais forte e decidida em contraponto ao azul que era delicado e amável.
Por isso que vemos as Princesas nos desenhos e animações usando azul, pois são personagens de épocas remotas.
Bem, as crianças eram vestidas de brancos e tons mais neutros, dada a pureza que a cor transmite. Apenas após a 2ª Guerra Mundial é datado o primeiro registro do rosa como uma tendência mais feminina.
Mamie Eisenhower, esposa do presidente Dwight Eisenhower (que governou entre 1953 e 1961) começou a fazer aparições públicas usando o cor de rosa. Ela foi à festa de posse de seu marido em um vestido rosa exuberante, e passou a usar a cor em muitos compromissos oficiais.
Sua postura – dona de casa, esposa de um militar – foi popular na elite da época, pré-revolução sexual. As jovens, que trabalharam em fábricas e vestiram roupas azuis ou pretas durante a maior parte do conflito, gostaram do contraste.
Voltando à designação de rosa e azul para as crianças, ela se estabeleceu de fato apenas nos anos 80, quando os testes de sexagem fetal se popularizaram e as famílias poderiam assim preparar o enxoval antes do nascimento.
Como forma de aquecer a economia, as lojas de departamento passaram a abarrotar as prateleiras com azul e rosa, criando assim uma nova tendência para este mercado.
Portanto o que você pensa que é uma referência centenária para meninos e meninas, na realidade só é mais uma jogada do mercado pra vender roupinhas.
Via BicMuller