Finalizando a sequência de posts Por que devemos tratar os Padawans como seres pensantes – aqui e aqui – abordo hoje três pontos:
- Dê opções;
- Dê Espaço opções;o e
- Peça Ajuda.
Espero ter ajudado os pais e mães nessa jornada dura e muito divertida de educar os Padawans.
Dê opções
A maioria das frustrações dos Padawan decorrem por não terem escolhas e porque precisam fazer várias coisas rotineiras que acabam drenando sua energia mental.
Delegar algumas dessas decisões para o seu Padawan pode resolver dois problemas de uma só vez. A criança começa a se sentir importante e membro da família.
Quer fazer o seu Padawan comer vegetais, frutas e tal? Vá no supermercado e delegue a ele a função de escolher quais comprar.
Todos ganham nessa brincadeira!
Isso, mais do que qualquer outro truque, atinge os conflitos pela raiz. A criança ao possuir uma decisão ela NUNCA irá protestar as suas próprias escolhas!
Dê espaço
Nós acabamos sendo controladores demais com os nossos Padawans. Negamos o direito de tomarem iniciativas e cometerem seus seus próprios erros.
As crianças precisam cair muito antes de aprenderem a andar. E eles têm que andar muito antes de aprenderem a correr. Ao dar espaço para que eles tropeçarem e cairem – para experimentarem e falharem – você está os ajudando a aprenderem mais rápido.
Agora, isso não significa que você deve deixar seu filho andar sozinho na rua a fim de aprender a importância de olhar para os dois lados antes de atravessar!
Uma boa regra é perguntar a si mesmo: “Se meus filhos fizerem isso, vai custar mais de R$ 80,00 para consertar, vai doer mais do que um joelho arranhado ou vai demorar mais de uma hora para limpar?”
Se a resposta for não para todas, deixe o moleque se divertir e aprender com os seus erros.
Claro que o valor aí é uma referência e ajuste da forma que você quiser.
Peça ajuda
As crianças querem ajudar. Ao fazer tudo por eles, nós os infantilizamos e criamos um estado de dependência. É ótimo, como um pai, se sentir necessário, mas também é desgastante.
Liberte-se.
Peça ajuda para lavar pratos. Peça ajuda para quebrar ovos. Peça ajuda para empurrar os móveis.
À medida que envelhecem, peça ajuda em tarefas mais elaboradas. Ao desafiá-los, criará um forte sentimento que eles pertencem a algo e que estão conectados com a família.
Lembra da primeira vez que seus pais permitiram você estacionar o carro? Lembra como foi estimulante? Isso é como uma criança de 3 anos se sente quando você pede ajuda para varrer o chão.
Faça isso sempre que você puder. Você ficará surpreso com o quanto eles vão querer ajudar.
A paternidade não é sobre o controle. As crianças não são bestas irracionais para privá-las de paciência e silêncio. Elas são pequenas pessoas com necessidades de compreensão e de uma mão amiga. E quando elas conseguem o que precisam geralmente tudo se torna espetacular.
É preciso prática e tempo para mudar seus hábitos, mas depois de alguns meses você vai se surpreender com o seu Padawan.
Boa sorte.
Confira o outro post que abordei os temas: Explique e Faça Perguntas
Imagens: http://www.shutterstock.com