Esses dias ao ler um post sobre como devemos educar nossos Padawans, lembrei das aulas de redação que tive no colegial, antigo sei lá o nome que dão agora. Era aquelas aulas preparatórias para o vestibular e o que vale mais ali é ensinar como ir bem na prova de redação e não desenvolver um estilo de escrita.

Lembro que a professora SEMPRE pegava no meu pé pois eu escrevia demais. Ela dizia que quanto mais escrevo, maior a probabilidade de ter erros e a linha de raciocínio poderia se perder.  Ou seja, estavam me programando para passar em uma prova e não para escrever bem. Um erro que ainda muitos colégios fazem, pois preparam o aluno para passar em provas e não mais que isso.

Enfim.

Qual a ligação de uma aula de redação com a educação dos nossos filhos 1

Voltando ao post sobre educação, muitos pais (e me incluo às vezes) cometem o erro ao dar explicações ao Jovens Padawans. Muitas vezes ocorrem explicações desnecessárias que acabam criando um ruído enorme na comunicação.

“Padawan, vá tomar banho agora, pois temos um compromisso em São Paulo às 17h, e precisamos pegar a sua avó primeiro porque ela vai junto e não podemos em hipótese nenhuma nos atrasar pois senão o seu tio me mata”

Percebe que estamos fornecendo aos Padawans vários elementos de oposição ou resistência? Eles são espertos e quanto mais argumentos fornecemos, mais eles também irão ter.

O correto aqui seria:

Padawan, vá tomar banho, agora!

Se ele perguntar a razão do banho naquele horário, explique que tem vocês tem compromisso em São Paulo e não podem chegar atrasado. Ponto.

Ao fazermos assim, estamos diminuindo a probabilidade do revisor encontrar algum erro e acabar com a nossa narrativa. Diferentemente das aulas de redação do colégio, ao fornecer menos informações para os nossos filhos ira nos ajudar a termos uma comunicação mais direta e sem ruídos.

Via / Imagen via https://www.shutterstock.com