Quem me acompanha por aqui sabe como valorizo uma alimentação bem feita. Alimentos processados, ultraprocessados e minimamente processados não entram no nosso dia-a-dia. Comemos hambúrguer? Claro! Porém eu escolho a carne que quero e não coloco nada mais que sal e pimenta moída na hora.
As pessoas precisam entender que menos e mais. Uma comida bem feita precisa apenas de duas coisas: qualidade dos alimentos e preparo bem executado. Isso vai do arroz com feijão, passando pelo churrasco e até alta cozinha com suas estrelas Michelin.
Gosto muito da paixão que o Julio Bernardo – Julinho ou Jota Bê para os íntimos – tem pela comida. Desde os 13 anos de idade ele está envolvido no mundinho gastronômico e te garanto que ele fala com propriedade.
Julinho defende muito isso da qualidade e execução. Em seus textos – deliciosamente ácidos – não segura a língua para falar mal de cozinheiros e cozinheiras . Muitos criticam as alfinetadas que ele dá e por causa disso acabou arranjando muitos inimigos de 3 corações e tatuados…porém em todos seus textos você aprende muito! Você começa a questionar o que você coloca em sua boca (ui) e acredito sim que acabamos descobrindo novos prazeres à mesa.
Bem, a Revista TRIP fez uma matéria convidou o Julinho para experimentar a merenda escolar das escolas públicas administradas pelo Governo do Estado de São Paulo.
Spoiler: é simplesmente aterrorizante. Veja o vídeo Merenda Week:
O que o vídeo deixa claro é a incompetência dessas empresas que preparam as refeições. Praticamente TODAS as refeições que o Julinho experimentou estão overcooked. Ou seja passou do ponto. E, Jovens Padawans, para passar do ponto não é necessário deixar o fogo ligado por mais tempo?
Pois é.
Ao invés de executarem os alimentos de uma forma correta, a turma lá despreza o tempo de cozimento e acabam entregando algo sem textura e sem gosto. E o pior nem é isso: os alimentos perder TODAS as suas propriedades nutricionais e acabam custando mais caro por isso!
Você tem noção de quanto custa o botijão de gás?
Arroz, feijão, picadinho é delicioso e bem nutritivo, se forem feitos da maneira correta. Ao economizar o tempo de cozimento, podem investir mais na qualidade e até mesmo na qualificação das merendeiras.
Ok, ok, sabemos que muitos Padawans que vão a escola tem suas alimentações feitas somente por lá. Essa é uma triste realidade e é melhor terem essa merenda do que nada. Mas será que não dá para melhorar? O que falta para que nossos Padawans possam ter uma refeição digna?