Educar um Padawan é complicado e muitas vezes a educação vira contra o educador. O pior é que acabamos aprendendo isso da pior forma possível.
Tanto na escola como aqui em casa explicamos para o Padawan que é falta de educação tirar as coisas das mãos das outras pessoas.
A molecada quando vê algo bacana na mão de outras crianças eles ficam malucos e vão lá arrancar o negócio a força! Claro que é errado e o meu Padawan sempre é repreendido quando faz isso. Explico que ele deve pedir para a pessoa e se ela não quiser dar, respeite e let it go.
Hoje ele já entende que não pode fazer isso.
Porém algumas vezes o Padawan pegou aqui em casa, por exemplo, UMA TESOURA e pedimos com toda a educação do mundo para ele colocar sobre à mesa.
Claro que o moleque é teimoso e não obedece…
Pedimos, com educação, mais umas três vezes e nada acontece. O resultado é que tomamos à força dele!
Aí, Pequenos Gafanhotos, precisamos ter uma paciência de Jedi para não surtar.
Dá última vez que ocorreu algo parecido o Padawan olhou para mim e disse na cara dura:
Sabia que é falta de educação tirar as coisas das mãos das pessoas? Que coisa mais feia Pai!
Respirei fundo, contei até 1000 e sai de perto dele para não fazer uma besteira. Fiquei sem ação e nem sabia o que falar para o Padawan. Ele conseguiu quebrar minhas pernas!
Como a molecada consegue usar o que ensinamos contra nós mesmo, não? Claro que se ocorrer outra vez isso já sei qual argumento usar e tal! Um totalmente eficiente que todos os pais tem direito de usar:
EU SOU SEU PAI E POSSO TIRAR AS COISAS DA SUA MÃO! COMO TAMBÉM POSSO TE COLOCAR DE CASTIGO! QUER VER?
Fino, maduro e elegante, como um pai calmo e ponderado deve ser, certo? 😉