Um litro de gasolina é um litro de gasolina, certo? ERRADO. Sabemos que dependendo do posto a gasolina pode ter uma qualidade inferior que outros postos. O resultado é um rendimento muito menor dos motores dos carros. Fora o risco de ferrar todo o motor…

Na nossa alimentação ocorre a mesma coisa. Um alimento X tem 200 calorias e um Y também tem as mesmas calorias. Porém Jovens Padawans, os professores da Universidade de Harvard, Richard Wrangham e Rachel Carmody, publicaram um artigo onde mostram que a quantidade das calorias dos alimentos não importa no processo de emagrecimento, e sim o tipo de comida ingerida.

Quantidade das calorias dos alimentos

Segundo os professores, as comidas processadas engordam muito mais do que as naturais. Ok, até que sabemos disso e tal, porém acreditamos que ao comparar calorias entre alimentos podemos emagrecer. E é aí que erramos.

“Uma caloria é uma medida de energia utilizável. Os rótulos de comida mostram quantas calorias um alimento contém. Mas o que eles não dizem é quantas calorias você pode retirar da comida de acordo com quão processada ela seja”

(…) Se você come comida crua, tende a perder peso. Se comer a mesma comida cozida, tende a ganhar peso. Mesmas calorias, efeitos diferentes”.

Ou seja, nosso organismo consegue absorver praticamente todas as calorias dos alimentos processados. Elas são mais digeríveis e, assim, requer menos energia do corpo durante a digestão.

Quantidade das calorias dos alimentos

E é por isso que você tenta tenta e tenta e não consegue emagrecer.

Os professoras ainda falam:

“Se nós queremos emagrecer, temos que desafiar nossos desejos instintivos. Nós devemos rejeitar pão macio e branco em favor de pães rústicos, queijo processado por queijo natural e trocar vegetais cozidos por crus”

Os professores deram a ideia em criar rótulos alertando quais os alimentos foram altamente processados ou pouco processados. Assim os consumidores não irão cair mais na armadilha das calorias.

Aqui em casa praticamente é zero o consumo de comida processada. Evitamos ao máximo que o Padawan consuma comida processada. Por exemplo, o arroz e o pão que  ele come aqui sempre é integral. Claro que ele come sorvete, mas limitamos muito o seu consumo.

300 calorias não são 300 calorias. Tudo isso depende do produto que iremos ingerir. Igual ao exemplo da gasolina que dei no início do post. Um litro de gasolina é diferente de um litro de gasolina. Se você quer realmente emagrecer, ou não danificar o seu carro, a qualidade importa.

E viva o churrasco mal passado!!

Via