Estava de bobeira esses dias em casa e assisti Robocop original, de 1987, dirigido por Paul Verhoeven. Lembro que assisti no cinema com amigos e TODOS, sem exceção, saíram do cinema imitando o andar do Robocop.
Não é novidade que nesse ano estreia o reboot de Robocop, dirigido pelo brasileiro José Padilha (Tropa de Elite). Fiquei com o pé atrás quando começaram a anunciar o filme por algumas razões: a cor do Robocop, o uso da moto e a arma não letal.
Arma não letal? Jovens Padawans, Robocop de 1987 era violento. Matava sem pensar! Tanto que o robo manteve a famosa frase do Alex Murphy (Peter Weller): “Você vem comigo, vivo ou morto!”. E na maioria das vezes ia morto….
Lançaram um novo Spot para TV do filme…..olha, estou começando a achar que o filme vai funcionar. Depois do spot digo a razão:
Não sei ainda se a armadura preta irá ser a definitiva. Porém em TODOS os trailers aparece a prateada, original de 1987. Penso em quatro vertentes:
- Uma homenagem inicial para dar lugar à preta;
- Ele tem duas armaduras;
- Por alguma razão o Murphy, ao ter a consciência, não quis a preta;
- Ele é destruído e sua parceira precisa trocar para ele finalizar seu trabalho;
Bem, qualquer uma dessas vertentes seriam bacana, não? Quer dizer, acaba sendo uma homenagem ao Robocop original.
No filme original, o bandidão arranca, primeiramente, a mão do policial Murphy com uma calibre .12. Em seguida, arranca o braço todo. Ou seja, o braço direito é totalmente robô. O Sr. Thiago Siqueira, via Twitter, me passou a seguinte informação:
No novo filme, a legislação americana proíbe que armas sejam disparadas por robôs, por isso eles mantém a mão humana.
Ou seja, iram manter uma mão humana (nesse caso, a direita), com arma letal, e a outra robótica, para a arma não letal. Só espero, sinceramente, que com essa escolha, que achei bacana o lance da legislação americana, tenhamos algum sangue no filme. Até porquê a classificação é de 13 anos….menos mal.
Sobre a moto, justo. O Robocop original usava um carro e era um pouco lento. Com a moto teremos mais agilidade do Alex Murphy.
Bem, em fevereiro estreia o novo filme. E, olha, estou começando a achar que vai funcionar! E você, o que acha? Vai ao cinema assistir? Bem, eu pagarei para ver, ainda mais agora que a frase “Você vem comigo, vivo ou morto!” foi mantida!