Sempre checamos as etiquetas dos brinquedos do Padawan e da Youngling para ver se tem o selo do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia, o Inmetro.
Essa autarquia federal é importantíssimos para que os produtos passem por testes até chegarem em nossas mãos. E quando se trata de brinquedos, bichos de pelúcias, jogos etc é imprescindível que tenha sido aprovado pelo Inmetro.
Agora solto uma pergunta: quem fiscaliza o Inmetro? Será mesmo que todos os produtos que passam por lá são realmente seguros?
Sábado passado estávamos em um restaurante e no bebê conforto da Youngling tem alguns brinquedos e bichos de pelúcia próprio para a idade dela. Como já estão nascendo dois dentinhos nela, é inevitável que tudo que ela coloca a mão leva à boca.
Entre uma babada e outra em um dos seus brinquedos, vi que ela começou a tossir. A Fá estava ao seu lado e comentei que ela deu umas duas tossidas de leve.
A Youngling foi para o colo da Fá e a cara de susto dela me fez tremer mais que o temido frio de Game of Thornes.
Uma etiqueta do Inmetro foi parar dentro da boca da Youngling:
A Fá conseguiu tirar na hora a etiqueta. Peguei e vi que era uma etiqueta adesiva que o Inmetro colou no verso da etiqueta do brinquedo.
O brinquedo era próprio para a idade dela (0 – 03 anos) e CLARO que os fabricantes e o Inmetro sabem que esse tipo de brinquedo vai para na boca dos Jovens Padawans. Sério mesmo que uma etiqueta adesiva nesse tipo de brinquedo é a melhor solução encontrada pelos técnicos do Inmetro?
Tem sentido uma autarquia que precisa fiscalizar a segurança dos brinquedos e acaba os deixando mais perigosos? Ou foi o fabricante do brinquedo que para economizar usou essa etiqueta adesiva?
Fica aí meu alerta. Pegue TODOS os brinquedos dos seus Padawans e vão conferir se eles tem essa etiqueta adesiva do Inmetro. Por Odin nada ocorreu com a minha filha, mas algo pior poderia sim ter ocorrido.
Imagem via Inmetro