A idéia do nome original do Megaman não é ruim! Infelizmente, ou felizmente, para a Capcom era horrível.
Nerd Pai
Todos bons jogadores da velha guarda provavelmente devem ter jogado ou pelo menos ter ouvido falar no Megaman, o robozinho de cor azul que foi influenciado pela palheta cromática que os vídeo games da época ofereciam. O pequeno Megaman ou Megamenzinho, como foi apelidado por alguns para denominar o primeiro protagonista da série, é um dos símbolos de uma época de jogos side-scroll (com a movimentação apenas lateral no cenário).
Acredito que poucos sabem que inicialmente este jogo foi chamado de Rockman, porém o vice-presidente da Capcom Norte Americana na época disse que este titulo era horrível, então seu nome foi mudado para Megaman. Essa mudança de nome aconteceu não só com o nome do jogo como de alguns personagens. O nome que eles recebiam ao serem criados no Japão foram alterados ao chegar na América.
Rockman foi criado por Keiji Inafune, que desenvolveu o personagem Dr. Light , criador do Rockman, a Roll (irmã de Rockman) e de outros personagens. Keiji Inafune deu o nome Rockman ao robozinho azul e de Roll a irmã para quando o Dr. Light chama-se os dois juntos houvesse o trocadilho Rock and Roll. Além deste motivo havia a intenção de homenagear o Rock ‘n Roll.
Além do Megaman outros personagens possuíam inicialmente outro nome, como é caso do Protomen, do BASS e seu cachorro Treeble . Protomen, o robozinho vermelho que é irmão do Megaman, ao ser criado recebeu o nome de Blues uma referência ao estilo musical Blue e Bass, robozinho preto e que não tem vínculo de parentesco com nenhum outro personagem, inicialmente tinha o nome de Forte e seu cachorro Treeble chamava-se Gospel.